Unicamp recebe delegações da China, França e Japão

A Unicamp recebeu uma série de visitas de delegações estrangeiras na última semana. Na sexta-feira (18) esteve presente a representação da Universidade de Shanghai Jiao Tong. A comitiva chinesa foi formada pelos professores Yaguang Wang, vice-reitor executivo de graduação; Ke Chen, diretor assistente da Escola de Ciência dos Materiais e Engenharia; Yixin Ma, diretora assistente da Escola de Eletrônica, Informação e Engenharia Elétrica; Zhenhua Xiong, da Escola de Engenharia Mecânica; e Jialin Liu, vice-diretor da Escola de Humanidades da Universidade.

Eles foram recepcionados pelos professores Gustavo Paim Valença, assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) e docente da Faculdade de Engenharia Química, e Celso Kazuyuki Morooka, da Faculdade de Engenharia Mecânica e também assessor da Vreri.

O objetivo da visita foi estreitar relações acadêmicas e identificar áreas onde podem ser realizadas parcerias entre as duas instituições. Fundada em 1896, a da Universidade de Shanghai Jiao Tong é uma das melhores instituições na área de engenharias elétrica e mecânica, ciências de materiais e humanidades da Ásia. Fez parte da visita uma reunião técnica com representantes da Faculdade de Engenharia Mecânica, Instituto de Estudos da Linguagem, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica e do Centro de Engenharia Biomédica. Também foi realizada uma apresentação da universidade chinesa para os estudantes da Unicamp, bem como seus programas de admissão e de bolsas de estudo.

Na segunda (21) e terça-feira (22) a Unicamp recebeu comitiva do Instituto Nacional das Ciências Aplicadas (INSA) de Centre-Val de Loire, França. Vieram Guy Feuillard, Jarir Mahfoud, Juan Carlos Quezada Guajardo, Marcos Rojas Cardenas e Isabelle Thibon. Eles foram recepcionados na Unicamp pelos professores Gustavo Paim Valença, Alberto Luiz Serpa (diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica),  e Renato Pavanello, do Departamento de Mecânica Computacional da FEM e executor do acordo INSA/Unicamp. O objetivo da visita foi a realização de entrevistas com estudantes para a seleção do Programa de Intercâmbio de Graduação de Duplo Diploma entre as duas instituições.

Na quarta-feira (23) a Unicamp recebeu a visita de representantes da Agrocampus Ouest, de Angers, na França. A instituição francesa foi representada por François Brisoux, diretor de relações internacionais, parcerias e mobilidade internacional; e Cécile Dubas, do setor de relações internacionais. Eles foram recebidos pelo vice-reitor Executivo de Relações Internacionais Luis Augusto Barbosa Cortez, pelo professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Vreri, e pelo professor Mário Maróstica, da Faculdade de Engenharia de Alimentos. O propósito da visita foi discutir e aprimorar o acordo de cooperação entre as duas instituições. Também fez parte da programação uma visita à Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), onde foram recebidos pelos professores Gustavo Mockaitis e Marco Túlio Ospina Patino.

Também nesta quarta a Unicamp recebeu a visita do cônsul do Japão em São Paulo, Takuo Sato, acompanhado de representantes da Embaixada do Japão no Brasil, da Universidade de Tsukuba, Universidade Toyo, Universidade de Osaka, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, Universidade Keio e Instituto Shibaura de Tecnologia. A delegação foi recebida pelos professores Luis Cortez, Celso Morooka e Gustavo Paim, representantes da Vreri.

O objetivo da visita foi a divulgação do trabalho realizado por instituições que já possuem ou não convênios com a Unicamp, tendo em vista a ampliação de relações acadêmicas bilaterais. Também foi discutida a possibilidade de realização de novos acordos de intercâmbio e mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, e entre pesquisadores e professores. O Consulado do Japão e as universidades visitantes apresentaram seus programas para estudantes e pesquisadores.