Podcast Mundaréu lança série ‘Ciências do Zika’ sobre a epidemia do vírus no Brasil

Podcast Mundaréu lança série ‘Ciências do Zika’ sobre a epidemia do vírus no BrasilO podcast Mundaréu, produzido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp em parceria com o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), lança a série “Ciências do Zika” para falar de Antropologia da infância, da saúde e da ciência. 

O lançamento acontece no dia 29 de maio no site do Mundaréu. Confira o teaser de lançamento no endereço eletrônico: https://mundareu.labjor.unicamp.br/teaser-ciencias-do-zika/. No total, serão sete episódios, de frequência semanal, sempre lançados às segundas-feiras de manhã. 

Os episódios abordam o rush científico de pesquisadores para estudar e entender a relação do vírus zika com uma síndrome congênita que atingiu cerca de 4 mil crianças em todo o país.

Na região do Recife (PE), dezenas de cientistas, docentes e discentes, grupos e projetos de pesquisa, editores, periódicos e fontes de financiamento se organizaram para investigar o fenômeno, esforço esse registrado na pesquisa “Uma Antropologia da Ciência do Zika: Resultados, retornos e epistemologias”, que deu origem à série.

“Entre 2018 e 2022, 40 cientistas foram entrevistados em Recife e, nos episódios, eles ajudam a contar como aconteceu esse intensivão científico”, explica Soraya Fleischer, uma das coordenadoras do projeto de pesquisa – feito pelo Departamento de Antropologia da UnB – e do Mundaréu.

Outros detalhes podem ser obtidos na página do Mundaréu ou pelo e-mail: podcastmundareu@gmail.com.
(Lívia Grigolon)
 

twitter_icofacebook_ico