Pedagogia Griô é tema de conversa temática com a educadora Lilian Pacheco

O Instituto de Artes (IA) da Unicamp, por meio de seu Programa de Licenciatura em Artes Visuais, organiza no dia 7 de julho, às 13h30,  a conversa temática "Pedagogia Griô: Integração dos saberes da tradição oral na educação formal". Será com a educadora Lilian Pacheco, coordenadora pedagógica dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilhas Griôs e Universidade Griô.

O encontro virtual, que é aberto à participação de professores de Artes Visuais, alunos, pedagogos, pesquisadores e ao público em geral, será mediado pelas docentes do IA, Selma Simão e Jurema Sampaio.

Interessados em participar podem fazer inscrição no site. A transmissão online do evento será pelo Google Meet.

O que é a pedagogia Griô?
É uma pedagogia criada pela educadora Lillian Pacheco, a partir da sua prática pedagógica no Grãos de Luz e Griô, Lençóis Bahia. Oferece uma iniciação pedagógica da escola e de griôs aprendizes para integrar mito, arte, ciência, história de vida e todos os saberes e fazeres tradicionais da comunidade. Coloca como centro do saber a vida, a identidade e a ancestralidade dos estudantes. A vivência, a oralidade e a corporeidade são referências do processo de elaboração do conhecimento; e os griôs e mestres protagonistas na educação da comunidade. Tem como referências pedagógicas – educadores e pesquisadores brasileiros da educação biocêntrica, da teoria de Paulo Freire, da educação para as relações étnico raciais positivas, e dissertações acadêmicas que já versam sobre a própria pedagogia griô. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jsampaio@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)