Encontros do projeto 'Meninas SuperCientistas 2023' começam neste sábado

Imagem de divulgação (Site do evento)

Os encontros do Projeto 'Meninas SuperCientistas 2023' serão realizados em cinco sábados (27 de maio, 03, 17 e 24 de junho, e 1º de julho). São destinados para meninas que estejam cursando o ensino fundamental II (6° ao 9° ano) de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e que se inscreveram para participar do projeto.

O objetivo é expor às meninas exemplos da atuação de mulheres na ciência e apresentar cientistas mulheres nas quais elas possam se inspirar e tomar como incentivo. O primeiro encontro acontece, às 9h, no Instituto de Computação (IC) da Unicamp.

O 'Meninas Supercientistas 2023' está sob a organização de Ana Augusta Odorissi Xavier, pesquisadora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Sandra Avila, docente do IC, e Marcela Medicina, mestranda no IC.

As organizadoras do projeto (da esq para a dir): Marcela Medicina, Ana Augusta Odorissi Xavier, Sandra Avila
As organizadoras do projeto (da esq para a dir): Ana Augusta Odorissi Xavier, Marcela Medicina e Sandra Avila

"Embora no Brasil as mulheres já sejam 50% dos pesquisadores, ainda estamos sub-representadas, principalmente nas áreas de exatas e de tecnologia. Essa discrepância se agrava ainda mais nos postos mais altos do sistema de pesquisa científica e nos cargos que envolvem tomadas de decisões. A falta de mulheres nestes locais e de reconhecimento das conquistas femininas contribuem para o pensamento equivocado de que meninas e mulheres não podem ser cientistas, ou que não fazem isso não tão bem quanto os homens. Por isso, incentivar as meninas a seguirem carreiras na ciência expande o grupo de pesquisadoras talentosas, promove o aumento da diversidade e traz novas perspectivas, ingrediente essencial no campo da pesquisa. Neste sentido, é crucial que instituições que são referência em ensino e pesquisa de qualidade, como é o caso da Unicamp, desenvolvam ações que incentivem e permitam as meninas a se verem como cientistas, exploradoras, inovadoras e inventoras", disse a pesquisadora da FEA e uma das organizadoras do projeto, Ana Augusta Odorissi Xavier.

O PROJETO
O “Meninas SuperCientistas” tem o objetivo de incentivar meninas a seguirem carreiras na área de ciência. Nos encontros do projeto, as estudantes participam de oficinas, palestras, atividades científicas e visitas a espaços de ciência, todas guiadas por cientistas mulheres, para que elas tenham exemplos da atuação de mulheres na ciência e encontrem modelos nos quais possam se inspirar.

A longo prazo, o projeto espera colaborar com a inserção de mais matemáticas, físicas, químicas, engenheiras e cientistas da computação na sociedade, como mulheres de destaque em suas áreas e, principalmente, produtoras de pesquisa científica de ponta no Brasil.

Encontros do Projeto “Meninas SuperCientistas 2023”
27 de maio, 03, 17 e 24 de junho, e 1º de julho
Mais informações:
Site https://www.ime.unicamp.br/meninassupercientistas/
E-mails: meninassupercientistas@gmail.com / axavier@unicamp.br
O Projeto nas redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook)

(Hélio Costa Júnior)
Edição de imagem e arte da capa: Paulo Cavalheri