Espaço da Escrita prossegue com a 1ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp

Logo Divulgação Semana de Comunicação escrita

A 1ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp acontece, de 26 a 30 de setembro, no Auditório da Biblioteca “Central Cesar Lattes” (BCCL). O evento também tem programação agendada na Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Workshops e minicursos de capacitação sobre produção de artigos científicos de alta qualidade e sobre boas práticas em publicações serão oferecidos durante a realização do evento.

A Semana de Comunicação e Escrita Científica é promovida pelo Espaço da Escrita, órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), e pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU). O evento poderá ser acompanhado nos formatos presencial e virtual.

A comunidade Unicamp, em especial docentes, pesquisadores e discentes interessados em publicações científicas, são o público-alvo do evento.

Com a Semana de Comunicação e Escrita Científica, a Unicamp quer democratizar a discussão acerca das habilidades acadêmicas necessárias para pesquisas científicas exitosas e conduzidas de forma ética.

A Comissão organizadora do evento está composta por Marcelo Raimundo da Silva, responsável técnico do Escritório de Apoio a Projetos/Grants Office da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), Márcio Souza Martins, diretor adjunto do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), e Ariane Fernanda Leite e Silva, responsável técnica do Espaço da Escrita.

fomentar e criar um espaço anual de discussão de boas<br> práticas em pesquisa em todos os campi da Unicamp"
Marcelo Raimundo: "Fomentar e criar um espaço
anual de discussão de boas práticas em pesquisa
em todos os campi da Unicamp"

"O objetivo é institucionalizar, anualmente, uma semana de capacitação em produção de artigos científicos de qualidade, de forma a discutir todos os tipos e aspectos das habilidades acadêmicas necessárias para atingir pesquisa de qualidade, e consequentemente, publicações cada vez mais competitivas e impactantes no cenário nacional e internacional. Em julho de 2016, tive a oportunidade de realizar mobilidade internacional no Academic Skills Centre da Universidade de Bath (Inglaterra), juntamente com 22 docentes da Unicamp. É essencial destacar que essa cooperação Unicamp-Universidade de Bath com vistas a um curso de formação sobre habilidades acadêmicas foi formulada pela professora Eleonora Albano, docente do Instituto de Estudos da Linguagem/IELNessa experiência, tornou-se evidente a importância de promovermos, no contexto brasileiro e latino-americano, cursos, eventos e discussões permanentes sobre todos os tipos de habilidades acadêmicas para todos os níveis e áreas do conhecimento, democraticamente para todos os tipos de público, de maneira a desenvolver habilidades além da "escrita científica" em si, como preparação para entrevistas, defesas orais de dissertações e teses, engajamento público, publicações visuais, considerando todos os gêneros acadêmicos (livros, resenhas, artigos, manuais, ensaios, relatórios, apresentações em congressos ou a empresas e sociedade civil etc), em português e em inglês. É esse, portanto, o objetivo principal do evento: fomentar e criar um espaço anual de discussão de boas práticas em pesquisa em todos os campi da Unicamp", disse Marcelo Raimundo da Silva, responsável técnico do Escritório de Apoio a Projetos/Grants Office da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) um dos integrantes da comissão organizadora do evento.

incentivar ações voltadas à ciência aberta e às boas práticas de pesquisa
Martins: "Oferecer informação e conhecimento para
uma produção científica de alta qualidade"

Márcio Souza Martins é diretor adjunto do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e também integra a comissão organizadora. Para ele, cabe às bibliotecas universitárias apoiar os pesquisadores em todas as etapas de pesquisa e, principalmente, nas questões voltadas à comunicação e escrita científica. "Um dos pilares da nova gestão do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), incluído em nosso Plano de Gestão 2022-2026, é incentivar ações voltadas à ciência aberta e às boas práticas de pesquisa. A implementação de uma Semana de Comunicação e Escrita Científica na Unicamp, como parte do calendário oficial da Universidade, vem ao encontro dessa proposta, que busca oferecer informação e conhecimento para uma produção científica de alta qualidade".

LINKS DE TRANSMISSÃO:

Campinas: https://www.youtube.com/c/SistemadeBibliotecasdaUnicamp -
Piracicaba: https://www.youtube.com/FOPUnicampOficial

PROGRAMAÇÃO:

Unicamp (Campinas) - https://www.prp.unicamp.br/pt-br/agenda-campinas

Faculdade de Tecnologia/Faculdade de Ciências Aplicadas (Limeira) - https://www.prp.unicamp.br/pt-br/agenda-limeira

Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) - https://www.prp.unicamp.br/pt-br/agenda-piracicaba

O Auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BCCL) fica na Sérgio Buarque de Holanda, 421, no campus da Unicamp.

Para outras informações, acesse o site ou escreva para o e-mail escrita@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Fotos: Antoninho Perri