Encontros da DeDH e projeto BAS Anatomias Diversas promovem saúde mental e bem-estar

DeDH e projeto BAS Anatomias Diversas organizam encontros temáticos de saúde mental e bem-estar

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) está organizando o evento “Anatomias diversas: refazendo o corpo, alimentando a alma”, que tem como parceria o projeto "BAS Anatomias Diversas", de Verônica Fabrini, docente do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. 

O evento ocorrerá em cinco encontros temáticos e é voltado à promoção da saúde mental e bem-estar da comunidade da Unicamp. O projeto de Fabrini objetiva apoiar ações em Saúde Mental da DeDH, no âmbito de atividades artísticas e culturais. 

Os encontros são abertos à participação de servidores, docentes e estudantes. As transmissões ocorrem no canal do Youtube da DeDH.

As sessões terão propostas de práticas corporais, desdobrando-se em desenho e em escrita poética, seguindo o mapa de uma “anatomia diversa”, ampliando o sentido de corpo, conectando-o com a natureza e com todo um feixe de relações. 

PROGRAMAÇÃO
Dia 28/10 (14h às 16h) – Encontro 1: A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Onde pisam seus pés?
O reconhecimento da base do corpo, as simbologias dos pés; os pés como raízes, como ancestralidade. A primeira semente do corpo, sua relação com o peso. Dicas para auto massagem e distensionar. Como confiar “aonde pisa”?

Dia 11/11 (14h às 16h) – Encontro 2: Pernas, pra te quero! Para onde te leva o teu querer?
O reconhecimento do centro do corpo, o centro da vontade e sua relação com as pernas; o prazer da mobilidade, o sentido de “andar com as próprias pernas” e a responsabilidade pelos caminhos e escolhas. Dicas para distensionar a lombar e a importância do alongamento da musculatura posterior do corpo.

Dia 25/11 (14h às 16h) – Encontro 3: Com o coração na mão. O que meu coração sente e minhas mãos tocam
Estudo da matriz peitoral e da relação mão/braços/coração. Reconhecimento do centro do sentir e a respiração. A abertura para a relação/ação no mundo. Tocar e ser tocado. Os braços e sua ação no mundo. A relação entre pulmão e coração: os dois grandes ritmos do corpo.

Dia 09/12 (14h às 16h) – Encontro 4: As janelas da Alma
Reconhecimento do terceiro centro do corpo, o centro do pensamento e da imaginação; Exercícios de ampliação do olhar, jogos com o ponto de vista. O que os meus olhos vêem? Relaxamento da nuca e do pescoço.

Dia 14/12 (14h às 16h) – Encontro 5: Cada cabeça, uma sentença
Percepção do crânio e integração entre os órgãos do sentido. Consciência das tensões e como distensionar. O sentido simbólico da cabeça: o cocar e a coroa. O eixo de comunicação com a dimensão superior, a abertura da inspiração.

Mais informações pelo e-mail comunica@dedh.unicamp.br
(Da Redação)