Nepa organiza 1º Seminário da Revista Segurança Alimentar e Nutricional

Logotipo da Revista SANO 1º Seminário da Revista Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), publicação científica eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Unicamp, acontece, entre 10 e 12 de agosto. O evento é composto por três mesas-redondas. Elas serão realizadas on-line, sempre às 18h. A transmissão será feita no canal do Youtube da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PenSSAN).

Na primeira mesa-redonda, dia 10 de agosto, será abordado o tema "Conexões entre o sistema alimentar, agravamento da fome e da segurança alimentar em decorrência da pandemia". A mesa terá a participação das professoras Luiza Veloso Dutra, da Universidade de Viçosa (Univiçosa), Lígia Amparo dos Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Claudia Maria Bogus, da Universidade de São Paulo (USP). Como debatedores atuarão: Ana Maria Segall Corrêa (Fiocruz) e José Graziano (FAO). A mediação será de Daniela Sanches Frozzi (Fiocruz/Editora associada Revista SAN).

"Abastecimento e inflação dos alimentos durante a pandemia" é o assunto a ser debatido no dia 11 de agosto, na segunda mesa-redonda do seminário. Ela contará com a participação dos professores Potira Viegas Preiss (UNISC) e José Giácomo Baccarin (Unesp). Renato Maluf, que é docente na UFRJ, atuará como debatedor. A mediação do bate-papo será de Larissa Galastri Baraldi (Unicamp/Editora associada da Revista SAN).

Intitulada "Segurança alimentar de estudantes e garantia da alimentação escolar durante a pandemia", a última mesa-redonda do evento, dia 12 de agosto, terá como convidadas Liana Galvão Bacurau Pinheiro (UFRN) e Naiara Sperandio (UFRJ). Julicristie Machado de Oliveira (Unicamp) atuará como debatedora. A mediação está sob a responsabilidade de Marina Vieira da Silva (USP/Editora associada da Revista SAN).

O seminário será encerrado por Aline Artigiani Lima Tribst, docente da Unicamp e Editora Científica da publicação.

>> A Revista Segurança Alimentar e Nutricional foi criada em 2005 e adota o sistema de publicação contínua. De caráter multidisciplinar, dedica-se à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional, que investiguem questões de interesse do campo da Segurança Alimentar e Nutricional e áreas afins.

>> O Dossiê "Conexões entre a pandemia da Covid19 e a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional" está disponível no volume 28 da publicação [Acesse].

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail nepa@unicamp.br
Texto e edição de vídeo: Hélio Costa Júnior
Imagens: Divulgação NEPA