Encontro virtual do Nepam aborda "Commodities agrícolas e uso da terra em um mundo teleacoplado"

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e o Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade promovem, dia 28 de julho, a partir das 10h, o seminário on-line “Commodities agrícolas e uso da terra em um mundo teleacoplado”. Ele será transmitido no endereço eletrônico.

O evento integra o ciclo de encontros virtuais do Nepam, iniciados em 2020, que apresenta palestras, oficinas, debates, experimentações e atividades. O objetivo é discutir experiências, soluções e ações na área ambiental no contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID-19.

No seminário será abordado o projeto “Segurança alimentar e uso da terra: o desafio do Telecoupling“, coordenado pelo pesquisador Mateus Batistella, do Nepam-Unicamp e da Embrapa Informática Agropecuária, e apoiado pela Fapesp no âmbito de um acordo de cooperação com o Belmont Forum.

​​Em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e China, o projeto tem como objetivo estudar como interações socioeconômicas e ambientais entre sistemas naturais e humanos acoplados, como é o caso dos processos de produção e fluxo de commodities agrícolas, podem afetar a segurança alimentar e a dinâmica de uso da terra.

O evento terá a participação dos pesquisadores Ramon Bicudo, da Unicamp e Universidade Estadual de Michigan (MSU), nos Estados Unidos; e Geraldo Martha, da Embrapa Informática Agropecuária.

Interessados em participar podem se inscrever no link. Os inscritos receberão certificado de participação.

Mais informações no site 
(Hélio Costa Júnior)