Live anuncia preparativos para o IV Copene-Sudeste, evento voltado aos pesquisadores negros brasileiros

Logo Copene

Com o tema “Impacto sobre a militância negra e sobre a institucionalidade da luta antirracista”, a organização do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as do eixo Sudeste (Copene-Sudeste) vai realizar uma Live nesta quinta-feira (29), às 19h, em seu canal no YouTube
 
A abertura do evento contará com a participação de Cleber Santos Vieira, Presidente da Associação Brasileira das/dos Pesquisadores Negros/as (ABPN); Fernando Coelho, Pró-reitor de Extensão e Cultura (PROEC) da Unicamp; Sílvia Santiago, Diretora da Diretoria de Direitos Humanos  da Unicamp (DeDH), e de Washington Oliveira, Presidente da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER) da DeDH. 

Após a apresentação institucional, a Live terá início com falas dos professores Amauri Mendes Pereira (UFRRJ) e de Joselina da Silva (UFRRJ). A mediação do bate-papo virtual será de Débora Jeffrey (FE-Unicamp), Coordenadora Geral do IV Copene-Sudeste. No encontro, os convidados destacarão as complexidades em jogo na relação entre o ativismo e as práticas políticas em espaços institucionais.
 
Calendário - Durante a Live será lançado, oficialmente, o calendário do Congresso, que deve acontecer em setembro, sob a organização da Unicamp, com o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Comissão Nacional de Estudos Afro-Brasileiros(CONNEABS), além de núcleos de pesquisa de universidades diversas da Região Sudeste. Pela primeira vez, o evento acontece de forma remota, e terá como tema Ações Afirmativas no Brasil: um programa de nação antirracista.
 
O IV Copene-Sudeste -  É um momento relevante de fortalecimento e de reflexão sobre a produção científica, cultural e política de ativistas e pesquisadores negros no Brasil. É um espaço de resistência diante das ameaças aos direitos e à vida da população negra, constantemente sob ataque do racismo sistêmico que ainda está presente em diversas instânciais sociais e políticas do país.  
 
Perfil dos convidados:

Amauri Mendes Pereira (UFRRJ) - Formado em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou da criação do Movimento Negro Unificado (MNU) em 1978, em São Paulo. Doutor em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é Professor Adjunto do DTPE-IE-UFRRJ e do PPGEduc- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRRJ
 
Joselina da Silva (UFRRJ) - Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Possui doutorado (2005) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).É uma das redatoras dos verbetes relacionados à raça, ao racismo e ao movimento negro, na Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe (2006).
 
Débora Jeffrey (Unicamp) - Professora Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (Gepale) e Vice-Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). Possui graduação em Pedagogia pela Unicamp, Mestrado em Educação pela mesma instituição, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Livre-Docência na área de Política Educacional pela Unicamp.
 
SERVIÇO:
Evento: Live “Impacto sobre a militância negra e sobre a institucionalidade da luta antirracista”
Quando: 29/4, às 19h
Convidados: Professores Amauri Mendes Pereira e Joselina da Silva, ambos da UFRRJ
Mediação: Débora Jeffrey (Unicamp)
Transmissão: https://youtu.be/h3fy5v-db6I
Outras informações pelo e-mail ivcopenesudeste2021@gmail.com
Facebook e Instagram: @ivcopenesudeste