Artista residente do Programa "Hilda Hilst" oferece oficina de criação sonora

Andrea Cohen

A compositora, musicóloga e radioartista Andrea Cohen, nova artista residente do Programa “Hilda Hilst” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, oferecerá entre os dias 3 e 15 de dezembro de 2020 a oficina “Criação sonora colaborativa e interativa: Intercâmbio sonoro entre Brasil-Argentina-França”. Ministrada em espanhol, a atividade é gratuita e aberta a alunos, pesquisadores e interessados na área de estudos sonoros e arte radiofônica.

Em sete encontros de três horas de duração por meio de uma plataforma digital, a proposta da atividade é ouvir os sons que nos rodeiam como uma forma de desenvolver a consciência do entorno sonoro e escutar o mundo como música, além de proporcionar um intercâmbio cultural que reúna estudantes de distintos idiomas, perfis sociais e localizações geográficas através do som. A oficina, com certificado de participação, faz parte da programação desenvolvida por Cohen na Unicamp como convidada do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente. Durante a atividade haverá suporte para dúvidas e esclarecimentos em português e francês.

Nascida em Buenos Aires, Andrea Cohen mora em Paris desde 1974, onde trabalha há mais de três décadas na France Culture (Radio France), desenvolvendo atividades como autora de criações radiofônicas. Nos últimos 15 anos, dedicou-se à pesquisa acadêmica, obtendo título de doutora na Universidade de Paris-Sorbonne (2005) com uma tese sobre o desenvolvimento da arte acústica na França. Em 2007, foi convidada pela Universidade De Montfort, em Leicester (Reino Unido), para realizar atividades de pós-doutorado.

Autora de diversos artigos sobre arte radiofônica e tópicos musicológicos, publicou os livros “Les compositeurs et l'art radiophonique” (INA-L'Harmattan, 2015), baseado em sua tese de doutorado, e “Manuel de pédagogie musicale” (Minerve, 2020), que trata das perspectivas pedagógicas da arte sonora, música mista e teatro musical.

>> Para mais detalhes sobre a oficina acesse o site

Cartaz Oficina Andrea Cohen