Olival Freire Junior ministra a palestra “A física quântica - Um gigante com os pés de barro”

Palestra Física Quântica - Olival Freire Júnior

O físico e historiador da ciência Olival Freire Junior, cientista residente do Programa “Cesar Lattes” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, vai ministrar a palestra de divulgação científica “A física quântica - Um gigante com os pés de barro” no dia 23 de outubro, às 16 horas, com transmissão pelas redes sociais do IdEA.

Freire é professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e está desenvolvendo atividades à distância como convidado do IdEA na Unicamp durante o mês de outubro. Com uma hora de duração, a palestra é voltada a alunos de graduação e ensino médio interessados em aplicações tecnológicas e nas intrigantes inovações conceituais da mecânica quântica, além do público em geral. Não é necessária inscrição prévia.

O novo cientista residente do IdEA tem uma longa carreira na história da ciência, na pesquisa, docência e divulgação científica. Professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele é autor de mais de 70 artigos em periódicos especializados, mais de 40 capítulos de livros e quatro livros.

A história da física quântica ocupa um lugar de destaque na produção de Freire, que inclui os livros “Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais” (Eduepb e Livraria da Física, 2011), “The Quantum Dissidents: Rebuilding the Foundations of Quantum Mechanics” (Springer, 2015) e “David Bohm - A Life Dedicated to Understanding the Quantum World” (Springer, 2019).

Resumo: A física quântica é considerada a mais precisa e mais bem-sucedida teoria da física, com aplicações científicas e tecnológicas diversificadas, as quais incluem as expectativas de usos desta teoria no campo do processamento da informação. No que pese tais êxitos e a confiança que os físicos têm nesta teoria científica, não se atingiu um consenso quanto aos seus fundamentos e à sua interpretação, isto é, a relação da estrutura matemática com o mundo físico. A ausência desse consenso tem incomodado físicos eminentes. Serão apresentadas tanto uma visão panorâmica dos êxitos da física quântica quanto as incertezas sobre seus fundamentos.

SERVIÇO

Palestra “A física quântica - Um gigante com os pés de barro”
Palestrante:
 Olival Freire Junior, físico e historiador da ciência
Data: 23 de outubro de 2020
Horário: 16h
Carga horária: uma hora de duração
Público-alvo: alunos de graduação e ensino médio e público em geral
Link de acesso: youtube.com/c/InstitutodeEstudosAvançadosUnicamp