Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp participa da produção do novo podcast da Agência da ONU para Refugiados

Cátedra Podcast

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançou nesta quinta-feira o podcast “Refúgio em Pauta”, onde os principais temas de integração das pessoas refugiadas no Brasil serão apresentados e discutidos entre profissionais de campo, pesquisadores e refugiados. O material é produzido em parceria com universidades da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), um acordo entre o ACNUR e 23 Instituições de Ensino Superior para levar Ensino, Pesquisa e Extensão a pessoas refugiadas no Brasil. 

Entre as universidades parceiras do podcast está a Unicamp, responsável pela produção de um dos blocos do primeiro episódio. Participam da produção a presidenta da CSVM-Unicamp Ana Carolina de Moura Delfim Maciel e a bolsista Mariana Hafiz, que atuam na edição do som, vinhetas, realização de entrevistas e partes da narração. Também fazem parte a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a PUC-Minas. 

Os episódios do "Refúgio em Pauta" são mensais e pensados para ajudar profissionais da imprensa e demais interessados nos temas de refúgio e migração a entenderem melhor a atuação do ACNUR no Brasil. Cada mês tem um tema central, que é aprofundado e discutido por vários ângulos ao longo de seus blocos. 

O primeiro é sobre segurança alimentar durante a Covid-19 e traz entrevistas com o coordenador sênior de campo do ACNUR em Boa Vista, Arturo de Nieves, falando sobre a resposta do ACNUR e seus parceiros a uma emergência humanitária, em que milhares de venezuelanos estão abrigados; com a coordenadora do Programa de Atendimento a Refugiados (PARES) da Cáritas-RJ, Aline Thuller, discutindo a assistência prestada pela ONG às pessoas em situação de refúgio no Rio de Janeiro e um casal de empreendedores venezuelanos Carlos e Marifer, relatando o processo de chegada ao Brasil e adaptação de seus negócios à pandemia. 

Para o Representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas, o podcast “Refúgio em Pauta” consolida os esforços do ACNUR de garantir que o tema do refúgio seja tratado de forma inclusiva, abordando tanto os desafios quanto as contribuições dos refugiados ao país. “Os temas de cada episódio são debatidos entre especialistas e refugiados, sendo um retrato da realidade que requer aprofundamento de discussão", diz Egas. "Por isso o podcast é importante, pois pode ser acessado em diferentes localidades, por diferentes públicos e traz variadas perspectivas de análise que contribuem para uma melhor compreensão sobre o tema do refúgio como um todo, reduzindo a xenofobia e a discriminação”. 

“Refúgio em Pauta” é o resultado de um projeto de inovação do ACNUR, onde profissionais da agência de todo o mundo são convidados a trazer dilemas dos mais variados campos de atuação para discutir soluções adequadas, de baixo investimento.  

Como o programa de interiorização de venezuelanos promovido pelo Governo Federal já realocou mais de 38 mil pessoas desde Boa Vista para cerca de 600 municípios brasileiros, o podcast é uma ferramenta estratégica de informação atual e confiável, estando disponível nos diversos agregadores de podcast e acessível aos públicos de interesse do ACNUR.  

Os seguintes profissionais integram a equipe de produção do podcast: 

. Coordenação: Miguel Pachioni (ACNUR) 

. Produção: ACNUR (Miguel Pachioni e William Laureano); PUC-Minas (Profs. Danny Zahreddine e Duval Fernandes); UFES (Profa. Brunela Vincenzi); UNICAMP (Profa. Ana Carolina Maciel e Mariana Hafiz); UFSM (Profa. Giuliana Redin, Gianlluca Simi e Nathália Costa) e Carlos Escalona (jornalista venezuelano) 

. Arte: PUC-Minas (Daniele Batemarque e Camila Seabra)  

. Edição de som: ACNUR (Miguel Pachioni), UNICAMP (Mariana Hafiz), UFSM (Gianlluca Simi) e UFES (Alex Rosa de Andrade e Hélio Marchioni) 

. Vozes das vinhetas: Leonardo Matumona (músico da República Democrática do Congo) e Oula Al-Saghir (artista da Palestina/Síria) 

Todos os episódios estarão disponíveis na página do ACNUR, Apple Podcasts, Spotify, Deezer e Google Podcasts.