“Conversas na Crise” recebe o especialista em internet Stefano Quintarelli

Conversas na Crise

O empreendedor digital italiano Stefano Quintarelli estará na próxima edição do ciclo “Conversas na Crise – Depois do Futuro” discutindo o impacto da pandemia do novo coronavírus no desenvolvimento da dimensão imaterial da sociedade. Na entrevista gravada, que será veiculada na quarta-feira (5), às 16h, o especialista em tecnologia defende que é preciso levar em conta a crescente desigualdade de acesso da população à internet e buscar algum tipo de adaptação das normas diante do poder dos intermediários criados pelo mundo conectado.

Sob a mediação do jornalista Paulo Markun, a entrevista é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o portal UOL. O encontro contou também com a participação do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, e os convidados Virgílio Almeida, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Rafael Zanatta, coordenador de pesquisa do Data Privacy Brasil.

Nascido em 1965, Stefano Quintarelli é um empreendedor e ativista italiano com mais de 25 anos de experiência no campo da computação e da internet. É coordenador do Comitê Gestor da Agenzia per l’Italia Digitale [Agência pela Itália Digital]. Foi deputado da República entre 2013 e 2018, quando participou de discussões sobre a Carta de Direitos para a Internet e propôs projetos de lei sobre regulação e tecnologia, militando pela neutralidade de rede. Fundador da i.net, um dos primeiros provedores de acesso à internet na Itália, é formado pela Università degli Studi di Milano, onde criou a Milano Network Researchers and Students [Rede de Pesquisadores e Estudantes de Milão]. É membro do High-Level Expert Group on Artificial Intelligence [Grupo de Especialistas de Alto Nível sobre Inteligência Artificial] da Comissão Europeia, criado em 2018. É autor do livro “Instruções para um Futuro Imaterial” (Editora Elefante), lançado em 2019.

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.

Assista à entrevista inédita com o empreendedor Stefano Quintarelli no UOL e nas páginas do portal no Facebook e YouTube.

Texto publicado originalmente no site do IdEA