A Redação no Vestibular Unicamp

Capa do livro A Redação no Vestibular UnicampA Editora da Unicamp lança no dia 10 de outubro, às 16h, na Livraria da Editora, que fica no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o livro “A Redação no Vestibular Unicamp - O que e como se avalia”. A publicação foi organizada por Márcia Mendonça e Cynthia A. B. Neves. A Livraria está localizada na rua Sérgio Buarque de Holanda 571, no Campus da Unicamp. 

Sobre o livro - O que é avaliado em uma prova de redação? E como os textos são avaliados? Este livro traz respostas a essas questões. Para tanto, apresenta os critérios usados para avaliar as redações dos candidatos ao Vestibular da Unicamp, informação nunca antes divulgada. Buscando a transparência, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) decidiu torná-la pública.

A grade de avaliação integra as dimensões da leitura e da escrita, um dos destaques do Vestibular Unicamp em todas as disciplinas, não só na redação. Ela permite analisar os textos de forma criteriosa e consistente, a fim de encontrar, entre os candidatos, aqueles que melhor atendam ao perfil esperado: o de sujeitos com capacidades de leitura crítica e de escrita consolidadas.

A publicação traz ainda as mudanças nas provas de redação do Vestibular Unicamp nos últimos 30 anos e um apanhado das recentes ações implementadas pela Comvest em relação às políticas de acesso e inclusão na Unicamp. Um livro que certamente contribuirá para o campo do ensino de leitura e de escrita na escola brasileira.

Sobre as autoras - Márcia Mendonça é mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como professora do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp. É coordenadora acadêmica da Comvest, sendo responsável pela coordenação das bancas elaboradoras e corretoras das provas. Cynthia A. B. Neves é mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, onde atua como professora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Integra a Comissão de Seleção das Redações da Comvest.

Mais informações: telefone 19-3521-4140.