Obesidade infantil

Obesidade infanil

No dia 17 de junho, o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) realiza uma manhã de palestras em referência ao mês de conscientização contra a obesidade infantil. O evento ocorre no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a partir das 9h. 

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE 2008-2009, 16,6% dos meninos entre 5 e 9 anos estavam obesos, sendo que esse número é de 11,8% para as meninas nessa faixa etária. A mesma pesquisa apontou também outro dado preocupante para essa faixa etária, 34,8% dos meninos e 32% das meninas estão com excesso de peso.

Muitos estudos tem associado o aumento da obesidade ao consumo de alimentos ultraprocessados. Em 2015, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) divulgou um relatório que mostra a relação entre o aumento no consumo desses alimentos e o aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) em países da América Latina.

Diante desse quadro, o OCRC organizará uma manhã de palestras para abordar algumas questões relacionadas à obesidade infantil.

O evento conta com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais – GGBS e é de interesse de toda a comunidade, não só de pais, mas familiares, educadores, e todas as pessoas que possuem algum vínculo com crianças e adolescentes, além de interessados em discutir o assunto.

Programação

09:00h – Obesidade: desvendando a verdade por trás das aparências – Bruna Bombassaro

09:30h – Descomplicando a alimentação infantil: como fazer o simples e bem feito – Alexandre Moura Assis

10:00h – Exercício físico na infância: prevenção com diversão? – Rodrigo Gaspar

10:50h – Aspectos psicológicos da influência social na obesidade infantil – Fernanda Mendes

11:20h – Enfrentamento da Obesidade Infantil e na Adolescência: Você tem fome de quê? – Silvia Favaron