Banda na praça

Projeto Guri

No próximo dia 23 às 12h30, em frente ao prédio do CIS-Guanabara, o Projeto Guri apresenta mais um espetáculo gratuito da série Banda na Praça. Quinze garotos com idades entre 14 e 18 anos terão a oportunidade de mostrar ao público parte do resultado das aulas que ocorrem desde o ano passado no Centro Cultural da Unicamp.

Temas dos filmes Piratas do Caribe e Shrek e Aquarela, do cantor e compositor Toquinho, estão entre as músicas que serão apresentadas. Segundo o professor do Projeto Guri, Sinval Gomes Medeiros, o público que comparecer assistirá à apresentação dessas músicas somente com instrumentos de sopro. Sinval é o responsável pelo ensino de flauta clarinete e sax. Os alunos de trompa, trombone e trompete são coordenados pelo professor Maycon Paiva.

O Projeto Guri é mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos. Anualmente, cerca de 50 mil alunos são atendidos em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

No CIS-Guanabara, o Projeto Guri, com a coordenação da agente cultural Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).