ORCiD, o identificador digital que individualiza o autor, é tema de workshop do SBU

Estão abertas as inscrições para o “Workshop ORCiD: o identificador digital que individualiza o autor”, evento organizado pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e que será realizado no dia 21 de maio, das 14 às 15h30, no Auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://capacitacao.bc.unicamp.br/index.php.

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente e gratuito, que permite ao usuário armazenar e gerir informações relativas à formação e à produção acadêmica. Ao se cadastrar, o usuário recebe um código numérico de 16 dígitos que será utilizado para identificá-lo e distinguí-lo no ambiente de pesquisa científica.

O ORCiD vincula o pesquisador às publicações de sua autoria e/ou coautoria e torna a busca por autores mais precisa e menos sujeita a erros, ao passo que elimina o problema de homônimos e de variações nos nomes dos pesquisadores.

Em abril de 2016, a Unicamp tornou-se membro da ORCiD, para viabilizar o efetivo acompanhamento das atividades e produções científicas de docentes, pesquisadores e funcionários.

Para a parte prática pede-se levar Notebook. Mais informações pelo telefone 19-3521-6470 ou e-mail robertat@unicamp.br