Departamento de Artes Cênicas promove festival Unicena

Unicena

O Unicena acontece até o dia 17 de maio, no Departamento de Artes Cênicas (Paviartes), do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Trata-se de um festival organizado por alunos do Paviartes como uma iniciativa extracurricular e independente de recursos financeiros da universidade, no qual é exercitado o conhecimento em produção cultural.

Por meio de espetáculos, rodas de conversa, mesas e oficinas, o evento pretende expandir os horizontes da academia para o que existe fora e, de fato, “tornar” público o ambiente público. No Unicena do primeiro semestre de 2018, serão abordadas questões urgentes, como machismo, racismo, LGBTfobia e resistência artística.

Nasce, então, o tema “RE-EXISTIR”, uma homenagem ao professor Mário Alberto de Santana (in memoriam), símbolo de resistência dentro do Instituto de Artes. Por acreditar-se no poder da arte de transgredir e impulsionar mudanças sociais, o intuito é dar voz àqueles que por tanto tempo foram (e são) calados pela sociedade.

Por isso, o Unicena busca promover ações e provocar reações que tornem de fato o espaço público da universidade acessível a todos. A programação completa e outras informações estão disponíveis na página do Facebook.