Campinas recebe Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo

Pint of science 2018

Durante os dias 14 a 16 de maio, pesquisadores de outros vinte países deixarão as bancadas dos laboratórios para ocupar mesas de bares e conversar sobre suas pesquisas com a população, graças ao Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo. Só no Brasil, neste ano, são 56 cidades participantes com expectativa de público de mais 50 mil pessoas. Em Campinas, a troca de ideias acontece em seis bares: Lado B, Alzirão, Vila das Brejas – esses três primeiros em Barão Geraldo – Tonico’s Boteco, Alzirão Itapura e The Lord's Pub, que estão na região central.

A coordenação geral na cidade é do professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, em parceria com o Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) e a empresa de divulgação científica, Numinalabs. Nesta terceira edição em Campinas, serão 18 temas e 36 palestrantes nas áreas de saúde, humanidades e exatas. Como as fake news (notícias falsas) afetam sua vida e podem manipular eleições presidenciais do país, saber quais são e para que servem os grandes projetos da ciência brasileira como o Sirius e o pré-sal - esses são alguns exemplos de temas a serem abordados.

O público poderá esclarecer dúvidas, escolhendo assuntos que mais lhe despertam curiosidade e levantam polêmicas, como políticas de descriminalização de drogas, gênero, sustentabilidade urbana, mudanças climáticas, o temor e o entusiasmo pela inteligência artificial e raios cósmicos.

Confira a programação:

Pint of science 2018

Saiba mais em matéria publicada no Portal da Unicamp.