Eventos discutem ensino e pesquisa em planejamento urbano

O Instituto de Economia (IE) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) promovem o IX Seminário de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais e o III Encontro das Revistas Científicas de Planejamento Urbano e Regional, a se realizarem nos dias 16 a 18 de maio de 2018, no Instituto de Economia, sede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Unicamp.

O tema do IX Seminário de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais será “O Planejamento Urbano e Regional em tempos de crise: mobilização, criatividade e resistência” e visa relacionar o ensino, a pesquisa e a extensão aos desafios contemporâneos no contexto de crise atual. Uma crise que, por um lado, causou uma ruptura abrupta com a continuidade do financiamento público ao ensino e à pesquisa, mas por outro nos permite discutir a nova realidade social que nos cerca, reconhecendo velhos e novos atores e movimentos sociais, que ressurgem e emergem reclamando algo mais que somente o acesso à universidade, requerendo políticas de permanência, maior contato dela com as realidades diversas regionais, urbanas, rurais em todo país e práticas que renovem a linguagem, a aprendizagem e as alianças.

Em face destes desafios, indaga-se: Como os Programas da área de planejamento urbano e regional podem resistir à crise atual? Que ideias podem permitir novos e ricos processos de mobilização, de criatividade e de resistência e ajudar a reconstruir a reflexão e a ação no Planejamento Urbano e Regional? Para responder a tais questões, o seminário considera três momentos de avaliação e de debate:

- O diagnóstico das áreas na Capes e no CNPq dos programas filiados à ANPUR;
- Os novos balizamentos críticos e criativos para Estudos Urbanos e Regionais diante dos desafios contemporâneos;
- As propostas de resistência e inovação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão na área.

Em resumo, a temática proposta tem grande importância político-epistemológica para a área na atual conjuntura de crise vivida pela Universidade Brasileira, marcada por restrições de recursos à pesquisa e ao ensino de pós-graduação, mas que insiste e persiste no esforço para valorizar as novas dinâmicas sociais nos diferentes contextos regionais do país e do continente.

No III Encontro das Revistas Científicas de Planejamento Urbano e Regional, cujo tema será “Estratégias e Desafios de Internacionalização dos Periódicos Científicos na América Latina”, serão apresentados e debatidos os principais critérios de classificação dos veículos de divulgação dos resultados de pesquisa da área pelas áreas da CAPES e seus desafios, buscando potencializar ações. Como resultado deste encontro espera-se a ampliação da reflexão e das ações que permitam orientar as revistas científicas dos programas frente aos desafios que se colocam em suas atividades de indexação e internacionalização. Este é, portanto, um momento oportuno para expressar os critérios recomendáveis e indispensáveis para garantir a identidade própria e a qualidade científica dos periódicos na área.

O encontro visa dar continuidade às discussões pautadas nos dois primeiros, e ir além através dos grupos de trabalho (GTs), onde deverão ser feitas propostas para fortalecer e ampliar as discussões relativas à indexação e à internacionalização das revistas científicas oriundas dos programas de pós-graduação filiados e associados a ANPUR, no sentido de estruturar uma rede de periódicos científicos na área e de valorizar o uso de suas bases pelo conjunto dos programas.

Leia mais

 

twitter_icofacebook_ico