Cepagri promove curso de capacitação para o projeto SOS Chuva

Curso de capacitação SOS Chuva

O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), em parceria com a USP e com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), promove um curso de capacitação para o aplicativo e o site do projeto SOS Chuva, no dia 28 de novembro, das 8h30 às 17 horas. O curso é gratuito e será sediado no auditório da Embrapa Informática Agropecuária.

O módulo de capacitação é destinado a profissionais da indústria, agricultura, cooperativas, defesa civil, jornalistas e também à sociedade em geral. Para participar, é necessário possuir um celular ou tablet com sistema operacional Android ou iOS e se cadastrar pelo site. Os inscritos receberão certificado eletrônico de participação, com carga horária de 8 horas.

O app SOS Chuva (Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo) faz parte de um sistema de informações sobre eventos meteorológicos extremos desenvolvido pelo Cepagri, em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e com a Universidade de São Paulo (USP).

O sistema, que começou a operar em outubro de 2016, é composto por três radares meteorológicos, além de equipamentos como sensores de superfície e detectores de granizo. As informações de curto prazo cobrem um período de até seis horas e beneficiam meteorologistas e pesquisadores, bem como a população em geral.

A programação completa está disponível na página do curso.

O curso, aberto ao público, integra a programação da II Reunião Científica do Projeto SOS Chuva – Campanhas de Medidas, promovido pelo Cepagri, que acontece nos dias 27 de novembro a 1 de dezembro. Durante a semana, o satélite de alta geração GOES-R, inédito no Brasil, realizará uma varredura especial na região de Campinas a cada minuto. Além disso, também ocorrerão discussões do tempo com vídeo conferência com outros países, como a Argentina.