1º Congresso Fausto Castilho de Filosofia acontece na Unicamp de 2 a 6 de outubro

O congresso, que leva o nome do professor Fausto Castilho, falecido em 2015, importante filósofo, fundador do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e com enorme influência na implantação da Unicamp, em particular na área de ciências humanas, reunirá filósofos do Brasil e do exterior, destacando-se entre as atividades o Colóquio Internacional Ensaios e Discurso do Método.

O evento é promovido pela Fundação Fausto Castilho, pelo GT Estudos Cartesianos da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) e pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Unicamp, órgão recém-criado vinculado à Reitoria. O IEA pretende ser um espaço de livre criação voltado para reflexões de ponta nos diferentes campos do conhecimento científico, da cultura e das artes no Brasil e no exterior.

As atividades serão desenvolvidas no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (dias 2 a 5) e na Casa do Professor Visitante/Funcamp (dia 6). A realização do congresso tem o apoio do IFCH, IEL, Centro de Estudo da História da Filosofia Moderna e Contemporânea (Cemodecon), Instituto de Filosofia da UFU (Ifilo-UFU), Capes, Fapesp e Fapemig.

Mais informações sobre a programação completa e as inscrições podem ser encontradas no site. Confira também a matéria feita pelo portal da Unicamp sobre o professor Fausto Castilho.

Fausto Castilho. Foto de Antonio Scarpinetti.
Fausto Castilho. Foto: Antonio Scarpinetti