Tema de curso será a ultrassonografia Point of Care

O curso de ultrassonografia Point of Care da Unicamp será realizado no dia 23 de setembro, às 8h30, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

A ultrassonografia Point of Care é uma técnica moderna de assistência ao paciente, cuja avaliação é feita à beira do leito, de forma rápida e sistemática. A finalidade do exame é auxiliar na tomada de decisão sobre a melhor conduta para o paciente.

A proposta do curso é basear o aprendizado em problemas clínicos e diagnósticos sindrômicos, aliados ao reconhecimento de padrões ultrassonográficos de estruturas como o coração e os pulmões. O aluno será capaz de fazer o diagnóstico da insuficiência respiratória aguda, bem como diferenciar os estados de choque e a insuficiência renal de forma imediata e assertiva.

Organizado pelo professor Thiago Martins Santos, o evento é direcionado para médicos e conta com o apoio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). O formulário de inscrição está disponível na página do curso.