Fórum debate panorama geral de pesquisas sobre voz

Fórum saúde

O Fórum Permanente de Vida e Saúde apresentará em sua próxima edição o tema "Voz: subjetividade, expressão e psicopatologia". Organizado pela professora Kelly Cristina Brandão da Silva, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o fórum ocorrerá no dia 30 de maio, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

A voz expressa e comunica a experiência subjetiva de cada sujeito. Desde o princípio, através da musicalidade da voz materna, somos afetados pela pulsão invocante. Através da voz, os cuidadores ofertam um lugar simbólico ao bebê e iniciam uma narrativa que mais tarde cada um de nós vai resgatar, ampliar e modificar. Enquanto elemento constitutivo do psiquismo, a voz é - por excelência - um objeto interdisciplinar. Seus aspectos sonoros, fonéticos, expressivos, pulsionais e psicopatológicos são objeto de pesquisa de diferentes campos do conhecimento, tais como a Psicanálise, a Psicopatologia, a Fonoaudiologia e a História Oral.

O objetivo desse Fórum é proporcionar um panorama geral das distintas pesquisas que se interessam por essa temática e auxiliar profissionais da Saúde e das Humanidades, assim como o público em geral, a compreender a importância e as nuances da voz, esse estranho-familiar, presente nas nossas narrativas, pensamentos, autocríticas e delírios.

Mais informações sobre programação e inscrições podem ser obtidas na página do Fórum Permanente.

twitter_icofacebook_ico