Dia Mundial do Rim na Unicamp

 

Dia Mundial do Rim

No dia 09 de março de 2017 será comemorado o Dia Mundial do Rim. O tema desse ano é “Doença Renal crônica e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis” e tem apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). De acordo com o médico nefrologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Rodrigo Bueno, a obesidade está relacionada tanto diretamente quanto indiretamente com a saúde renal.

Estudos epidemiológicos apontam que na próxima década até 40% da população adulta poderá se tornar obesa. Segundo Bueno, a obesidade está associada à hipertensão arterial e ao diabete mellitus, que são as duas principais causas da doença renal crônica. Além disso, a obesidade está associada com o desenvolvimento de pedra nos rins e ao câncer renal.

“De maneira direta, a obesidade causa hiperfiltração renal, o que aumenta a pressão interna do órgão, que em longo prazo pode resultar em fibrose renal, perda de proteínas na urina e, assim, a progressão da doença renal crônica”, explica Bueno.

Caminhada na Unicamp

No dia 5 de março, o Centro Integrado de Nefrologia (CIN) e a Enfermaria de Nefrologia do Hospital de Clínicas da Unicamp realizaram a 1ª Caminhada pelo Dia Mundial do Rim, a partir das 8h30. Saída e chegada do Espaço Cultural Caso do Lago, situado à Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Unicamp Barão Geraldo, Campinas - SP.

Hospital de Clínicas

No dia 8 de março o Anfiteatro do Centro Integrado de Nefrologia (CIN) do Hospital de Clínicas receberá uma mesa as 11:30 com a professora Maria Almerinda Vieira Fernandes Ribeiro Alves, voltada para assistentes sociais, nutricionistas e enfermeiros. Já no dia 09 será realizada nos ambulatórios do CIN as 8:30h a atividade “A importância da Saúde Bucal em pacientes Renais Crônicos”, com a dentista Daniela Baracat Samara, onde será divulgada informações sobre o dia e distribuição de folhetos explicativos. Às 14h00 a atividade terá continuação com a participação do dentista Marcelo Sampaio. Na rampa do HC e Ambulatórios de Pediatria e Nefrologia será realizada das 9h às 12h por aprimorandas do Serviço Social uma atividade de orientação e distribuição de folhetos explicativos sobre o Dia Mundial do Rim.

E também no dia 9 de março o Hospital de Clínicas irá realizar uma mesa sobre o Dia Mundial do Rim. Será às 9h00 no Anfiteatro do hospital e contará com a presença dos professores Rodrigo Bueno Oliveira e João Batista de Miranda, da enfermeira Sílvia Angélica Jorge e do coordenador geral do GGBS Edson Lins. Em seguida as 9h00 o professor Rodrigo Bueno Oliveira irá ministrar a nutricionista Salete Brito ministrará a palestra “Rins saudáveis para todos”, e as 10h00 “A importância da nutrição saudável para a manutenção do nosso organismo saudável".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

twitter_icofacebook_ico