Uso de máscaras

última alteração em 10/09/2021

Uso de máscaras no contexto da pandemia de Covid-19 

O uso de máscara facial é fortemente recomendado pelas autoridades sanitárias para toda a população em ambientes coletivos, em especial no transporte público e em eventos e reuniões, como forma de proteção individual, reduzindo o risco potencial de exposição do vírus. 
Recomenda-se lavar as mãos antes de colocar a máscara, colocando-a sobre o nariz e a boca, prendendo-a sob o queixo.
A pessoa deve ajustar a máscara confortavelmente pelas laterais do rosto, e certificar-se que consegue respirar normalmente. As máscaras não devem ser colocadas em volta do pescoço ou na testa, e ao tocá-la, deve-se lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% para desinfecção.
Use máscaras - sempre que sair de casa, ou em casa, se estiver com sintomas ou convivendo com alguém doente. Utilize geralmente máscaras cirúrgicas e respiradores em casos especiais (por ex., profissionais de saúde e algumas atividades em laboratório que geram aerossóis).
●    Mantenha seu cabelo preso, e evite o uso de acessórios como brincos, anéis e relógios;
Existem dois tipos principais de máscaras, com nível de proteção crescente de acordo com a sua capacidade de filtrar gotículas menores: as médicas ou cirúrgicas; e as máscaras chamadas de respiradores, do tipo N95, PFF2, PFF3 ou equivalentes.

Máscaras cirúrgicas
Este tipo de máscara pode proteger as pessoas saudáveis de serem infectadas (prevenção), bem como impedir aqueles que apresentam sintomas de infectar outras pessoas (controle de origem). 
As máscaras cirúrgicas são dispositivos regulamentados e classificados como EPIs.

QUEM DEVE USAR?
Dentro da Universidade: será exigido o uso de máscara cirúrgica para todos os alunos e servidores em locais onde não se aplique a utilização de máscaras do tipo respiradores (N95, PFF2, PFF3). Esta exigência se estende ao uso no transporte fretado e ônibus circulares.

CUIDADOS ANTES, DURANTE E APÓS O USO
●    As mãos devem ser limpas com álcool a 70% ou água e sabão antes de colocar uma máscara limpa e depois de removê-la;
●    Coloque corretamente: Fixe as tiras ou o elástico no meio da cabeça e no pescoço; ajuste a tira flexível para a ponta do nariz, e ajuste de forma confortável para o rosto e abaixo do queixo, tentando minimizar os espaços entre o rosto e a máscara;
●    Evite tocar a máscara durante seu uso; se isto ocorrer, higienize suas mãos.
●    Troque sempre que estiver suja ou úmida; se remover a máscara para comer ou beber.
●    Retire adequadamente: Remova as tiras ou elásticos sem tocar a parte frontal da máscara, pois está contaminada; incline o corpo para frente enquanto retira a máscara; descarte em uma lixeira, de preferência fechada; higienize suas mãos.
●    As máscaras cirúrgicas são descartáveis, não devendo ser reutilizadas.
Respiradores - máscaras N95, PFF2, PFF3
●    Estas máscaras são indicadas para o uso de profissionais de saúde em ambientes onde são realizados procedimentos geradores de aerossóis, como Unidades de Tratamento Intensivo e Semi-Intensivo. Considerar o uso também em ambientes onde possa haver grande circulação de pacientes com suspeita de Covid-19 ou doença confirmada, como as Unidades de Emergência e em locais de coleta de RT-PCR.
●    em algumas atividades de laboratórios que geram aerossóis.

ATENÇÃO: 
●    Não relaxe pelo fato de estar usando máscara! 
●    O uso de máscaras deve ser considerado uma medida complementar, e não uma substituição ao cumprimento das demais medidas preventivas estabelecidas, a saber: distanciamento físico mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; etiqueta respiratória; higiene meticulosa das mãos com água e sabão ou álcool a 70%; limpeza e desinfeção das superfícies frequentemente tocadas - mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, etc.