Desinfecção de Superfícies
última alteração em 18/03/2022
LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES EM CASOS CONFIRMADOS OU SUSPEITOS DE COVID-19
Este documento orienta a respeito da limpeza e desinfecção de superfícies em ambientes de trabalho ou estudo frequentados por pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19, com o objetivo de mitigar a transmissão local de SARS-CoV-2 nestes locais. Não inclui a área de saúde, que possui protocolos próprios e adequados ao seu risco específico.
1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS
➔ Coronavírus em superfícies e objetos morrem naturalmente dentro de horas ou dias; este processo em geral é acelerado na vigência de temperaturas mais altas e de exposição à luz solar.
➔ Limpeza versus Desinfecção: A limpeza com água e sabão ou detergente remove germes, sujeira e impurezas das superfícies; já a desinfecção com álcool a pelo menos 70%, por exemplo, mata os germes na superfície. Ao desinfetar ou matar os germes em uma superfície depois de limpá-la, pode-se diminuir ainda mais o risco de propagação da covid-19.
➔ O processo de limpeza e desinfecção deve ser feito pela equipe de higiene e limpeza.
2 - LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE AMBIENTES INTERNOS
Ao tomar conhecimento de que alguma pessoa que usou ou visitou determinado espaço interno está com suspeita de Covid-19 ou teve confirmação desta doença, devem ser adotados os seguintes procedimentos:
2.1 Fechar a área (sala) afetada;
2.2 Abrir portas e janelas externas para aumentar a circulação de ar, por pelo menos uma hora;
2.3 Iniciar a limpeza dos objetos e superfícies com água e sabão ou detergente neutro.
2.4 Desinfecção:
➔ Superfícies e objetos que não são tocados com frequência não requerem desinfecção após o procedimento de limpeza.
➔ Já as superfícies e objetos que são tocados com frequência, como mesas, maçanetas, interruptores, bancadas, alças, telefones, teclados, banheiros, torneiras e pias, deverão ser desinfetadas cuidadosamente com solução de álcool 70%.
2.5 Uma vez que a área foi desinfetada adequadamente, ela pode ser reaberta para uso.
2.6 Pessoas que não tiveram contato próximo com a pessoa doente podem retornar ao trabalho imediatamente após a desinfecção.
3 - LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE AMBIENTES EXTERNOS
➔ As áreas externas requerem limpeza de rotina normal, e não necessitam de desinfecção.
➔ Não recomenda-se a desinfecção de calçadas e ruas, tendo em vista não haver, até o momento, comprovação na redução do risco de covid-19 para o público através desta estratégia, pois o risco de propagação do vírus que causa covid-19 a partir dessas superfícies é muito baixo, e a desinfecção não é eficaz nessas superfícies.
➔ Superfícies de alto contato feitas de plástico ou metal, como barras de apoio e grades, devem ser limpas rotineiramente.
➔ A limpeza e desinfecção de superfícies de madeira (estruturas de jogos, bancos, mesas) ou coberturas de solo (cobertura morta, areia) não é recomendada.
4 - Referências
1. Brasil, NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 07/2020 ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS INFECÇÕES POR SARS-CoV-2 (COVID-19) DENTRO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. (COMPLEMENTAR À NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020).
2. Brasil, NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE QUE DEVEM SER ADOTADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA AOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2).
3. CDC. Cleaning and Desinfecting. Disponível em:
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/clean-disinfect/index.h tml. Acesso em 07/10/2020.
4. ECDC. Disinfection of environments in healthcare and nonhealthcare settings potentially contaminated with SARS-CoV-2. March 2020. Disponível em: https://www.ecdc.europa.eu/sites/default/files/documents/Environmental-persi stence-of-SARS_CoV_2-virus-Options-for-cleaning2020-03-26_0.pdf. Acesso em 07/10/2020.