Unicamp recebe visita do deputado Wellington Moura

Foto Scarpa
O reitor Marcelo Knobel entrega exemplar do Anuário Estatístico da Unicamp ao deputado Wellington Moura

A Unicamp recebeu a manhã desta segunda-feira (17) a visita do deputado estadual Wellington Moura (PRB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Moura também preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada pela Alesp “com a finalidade de investigar irregularidades na gestão das universidades públicas no Estado, em especial quanto à utilização do repasse de verbas públicas”. O parlamentar foi recebido pelo reitor Marcelo Knobel, pela coordenadora-geral da Universidade, Teresa Atvars, e por integrantes da Administração Central.

Durante o encontro, Knobel fez uma rápida apresentação da Universidade, destacando alguns dados sobre estrutura e indicadores de produtividade. O reitor também assinalou a importância das universidades públicas, a Unicamp em particular, em diferentes aspectos, entre eles a geração de conhecimento novo por meio da realização de pesquisas, a formação de recursos humanos qualificados e a prestação de serviços à sociedade, notadamente por meio da área da saúde.

Knobel citou, ainda, os impactos econômicos positivos proporcionados pelas chamadas empresas-filhas da Unicamp, negócios criados por ex-alunos ou ex-docentes da instituição. De acordo com levantamento divulgado no final de 2018, esse ecossistema é composto por 701 empresas, que geram 30 mil empregos diretos e faturaram conjuntamente naquele ano R$ 4,8 bilhões, mais que o dobro do orçamento da Universidade, da ordem de R$ 2,385 bilhões, advindos do Tesouro do Estado.

Foto Scarpa
O parlamentar classificou a reunião com representantes da Administração Central da Universidade como "gratificante"

Apesar das dificuldades orçamentárias enfrentadas pela Unicamp, pontuou o reitor, as atividades administrativas e acadêmicas não foram afetadas. “Adotados medidas de contenção de gastos e continuamos cumprindo a nossa missão com o mesmo padrão de excelência. É importante que a sociedade saiba que a Universidade faz parte do Estado e que empreende todos os esforços para contribuir para o desenvolvimento tanto de São Paulo quanto do Brasil”, afirmou Knobel.

O deputado Moura disse que veio à Unicamp para conhecer melhor a instituição e para obter informações sobre o funcionamento da Universidade. “Recebemos alguns esclarecimentos importantes. No final deste mês, o reitor será ouvido na CPI, para informar aos membros da Comissão como se encontra a Unicamp, se necessita de recursos ou se esses recursos são suficientes. Nós fizemos alguns questionamentos, até para que saibamos o que perguntar na ocasião. Penso que a minha vinda foi muito gratificante, pois pudemos entender melhor como são os gastos da Universidade com docentes, aposentados e com a área da saúde. O propósito é fazer com que as universidades funcionem cada vez melhor”, declarou.

Imagem de capa
O reitor Marcelo Knobel em reunião com o deputado Wellington Moura

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola