Semana da Educação é aberta com palestra de Marcelo Knobel

Reitor Marcelo Knobel aparece segurando microfone durante palestra no Museu de Ciências. Atrás um painel e um cartaz da  semana.
Início das atividades da Semana da Educação: Marcelo Knobel falou sobre inovação na área

Uma palestra com o reitor da Unicamp Marcelo Knobel sobre o tema “Inovação e Educação” deu início as atividades da 9ª Semana da Educação, realizada pela Fundação Feac de Campinas. A Universidade é uma das apoiadoras do evento que segue em vários pontos da cidade até o próximo dia 29 (veja aqui a programação). A palestra foi no Museu Exploratório de Ciências na manhã do último sábado, 22. Diversas atividades foram realizadas durante todo o dia no local e continuam ao longo da semana.

Knobel, de maneira informal, comentou sobre alguns pontos relacionados à educação e às novas tecnologias. Falou sobre a importância das novas mídias, como o Youtube, e seu alcance; um potencial que ele considera ainda não muito explorado pelos educadores. O reitor disse que seria possível, por exemplo, fazer o registro de aulas de grandes mestres que acabam se perdendo no tempo. Ou mesmo de aulas que são repetidas no Brasil e em várias partes do mundo.

Sobre as mudanças necessárias na educação, Knobel afirmou que é preciso motivar os professores e também os jovens. Lembrou da necessidade de melhorar o ensino fundamental e valorizar a universidade pública e gratuita. “O ensino superior que nós temos hoje é muito conteudista e pouco preocupado com a formação geral do indivíduo. O resultado é que podemos formar excelentes médicos ou engenheiros, mas que nunca foram ao cinema ou leram um romance”.

O professor também destacou o quanto o sistema educacional é rígido, não permitindo a mobilidade entre cursos ou mesmo entre universidades. Segundo ele isso pode representar inclusive um desperdício de recursos públicos. Knobel chamou a atenção ainda para a falta de laboratórios nas escolas de ensino médio. Seriam os espaços para estimular o processo de fazer ciência, de observação e experimentação. De acordo com o reitor fazer ciência é estimular o pensamento crítico, algo fundamental nos dias de hoje.

Semana da Educação
Desde o ano passado foi intensificada a parceria da Fundação Feac com a Unicamp para a promoção de atividades na Semana da Educação. A ideia este ano é conectar a temática da educação com outros desafios do desenvolvimento do País e levar a discussão sobre a importância da educação para outros públicos.  “A educação se conecta com os grandes desafios sociais que é um pouco também o desafio da academia. Nós teremos eventos com a Unicamp conectando a educação com questões de saúde, inovação, entre outros temas”, afirmou o superintendente socioeducativo Leandro Pinheiro.

Leandro Pinheiro veste camisa de botão clara e usa barba.
Leandro Pinheiro comentou sobre parceria da Feac com a Unicamp

Audiodescrição: xx