Nota de repúdio aos atos de vandalismo no IEL e IG

A Reitoria da Unicamp condena com veemência os atos de vandalismo cometidos no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e no Instituto de Geociências (IG) na noite desta terça-feira (14), quando um indivíduo desenhou suásticas e escreveu mensagens de cunho racista e de apologia à violência em telas de computadores, paredes, mesas e vasos sanitários da Biblioteca Antonio Cândido, e no banheiro masculino do IG.

Mais graves do que os danos causados ao patrimônio público são o simbolismo dos desenhos e o teor das mensagens, totalmente incompatíveis com os valores da Unicamp e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade acadêmica que preza a democracia, a paz e a diversidade.

A Reitoria tomará todas as providências para apurar o fato e prestará todo o apoio necessário às duas unidades para garantir que o autor desses atos deploráveis seja identificado e devidamente processado dentro e fora da Universidade.

Nesta quarta-feira (15), a Unicamp decidiu abrir sindicância para apurar o caso, a vigilância da Universidade iniciou a análise de imagens do circuito interno de câmeras para tentar identificar o autor das pichações e será registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Reitoria da Unicamp
Campinas, 15 de agosto de 2018