Unicamp define atividades da Calourada

Os estudantes que ingressarão nos cursos de graduação da Unicamp em 2018 encontrarão uma Universidade cada vez mais empenhada em oferecer um ensino de qualidade, bem como em proporcionar elementos que contribuam para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e harmônica. Esses princípios estão expressos nas diversas atividades que integrarão a Calourada, evento voltado à recepção dos novos alunos. Entre as ações programadas estão, além do já tradicional Trote da Cidadania, organizado pelos veteranos, apresentações artísticas e culturais, gincanas, piquenique e passeio por Campinas.

De acordo com a professora Daniela Gatti, assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), as atividades ocorrerão a partir do dia 26 de fevereiro, data da confirmação da matrícula. “Nós contaremos com uma programação geral e com programações específicas organizadas pelas unidades de ensino e pesquisa. O objetivo dessas iniciativas é fazer com que os calouros se sintam acolhidos e experimentem um pouco do que vão vivenciar pelos próximos anos no ambiente universitário”, explica.

Para ajudar na recepção e orientação dos ingressantes, a PRG elaborou o Guia do Calouro, publicação online que traz uma série de conteúdos importantes. Além das atividades que compõem a Calourada, o guia também apresenta informações sobre a Universidade e os diferentes programas de apoio aos estudantes, como a concessão de bolsas sociais e de iniciação científica. Relaciona, ainda, os serviços essenciais oferecidos à comunidade interna, como as assistências nas áreas médica, odontológica e psicológica.

O guia aborda, ainda, outras questões relevantes para a convivência dos estudantes tanto no âmbito acadêmico quanto em sociedade. “Entre esses assuntos estão a questão do combate à violência sexual, aspecto com o qual a Unicamp está seriamente comprometida, e da promoção dos direitos humanos, por meio de ações no campo do ensino, pesquisa, extensão, gestão e convívio”, assinala a professora Daniela Gatti. Dicas sobre como procurar uma moradia ou onde se alimentar dentro e fora da Universidade também foram contempladas na publicação.

Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Eliana Amaral, o objetivo tanto da Calourada quanto do guia é acolher adequadamente os novos estudantes num momento em que eles experimentam uma espécie de rito de passagem. “Será a primeira vez que muitos desses jovens sairão da casa dos pais. Virão para um ambiente novo e, em muitos casos, para uma cidade nova. Assim, é importante que mostremos tanto para eles quanto para suas famílias que a Unicamp está preparada para oferecer o apoio necessário para que cumpram seus estudos com tranquilidade”, pontua.

Vídeos
Além de textos e fotos, o Guia do Calouro traz vídeos nos quais o reitor Marcelo Knobel e a pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, dão as boas-vindas aos novos estudantes da Unicamp. Em uma carta dirigida aos calouros, Knobel informa que é a primeira vez, desde que assumiu a Reitoria, em abril de 2017, que tem a oportunidade de recepcionar os ingressantes. “Sinto-me especialmente honrado em fazê-lo, não só pelo ineditismo do fato, mas também por já ter estado eu mesmo no lugar em que vocês se encontram hoje”, registra.

Em outro vídeo, o coordenador-geral do Grupo de Cidadania Integrado (GCI), organizador do Trote da Cidadania, Luís Marques, explica como funciona esse tipo de recepção, que trabalha com temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Um dos símbolos do trote é uma caneca plástica, que é entregue aos calouros no dia da confirmação e matrícula, para ser usada no lugar dos copos descartáveis.

Os assuntos que serão abordados durante os três dias do Trote da Cidadania são Água Virtual, Energia e Políticas Públicas. As atividades compreendem palestras, debates e visitas a instituições. “A participação dos estudantes na Calourada, por meio de suas entidades representativas, é muito positiva. Nós entendemos que é importante que nossos alunos exerçam esse tipo de protagonismo”, considera a professora Eliana Amaral.

Apresentação musical durante a programação da Calourada 2017
A professora Daniela Gatti, assessora da Pró-Reitoria de Graduação
A pró-reitora de Graduação, professora Eliana Amaral
Imagem de capa