Vestibular 2018 começa segunda fase no domingo

Autoria

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) começa a aplicar as provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2018 no próximo domingo, 14 de janeiro. As provas serão realizadas em três dias consecutivos (14/1, 15/1 e 16/1) em 20 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A prova terá início às 13 horas, mas a orientação é para que os candidatos cheguem com antecedência. Estão aprovados para a segunda fase 15.461 candidatos. Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido.

Horários
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova será até as 13 horas impreterivelmente. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em alguns locais. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho.

Locais
A Comvest ressalta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas divulgados, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. Além dos locais, também há mudança de cidade conforme indicado na tabela abaixo:

Locais onde acontecem as provas da segunda fase

Segunda fase
Na segunda fase, a duração das provas é de quatro horas. A segunda fase é constituída de provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas. Cada uma das provas é composta de seis questões, com exceção da Redação. As provas têm a seguinte distribuição:

• Prova de Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, no primeiro dia (14/1/2018);
  • Prova de Geografia, prova de História e prova de Matemática, no segundo dia (15/1/2018);
  • Prova de Biologia, prova de Química e prova de Física, no terceiro dia (16/1/2018).

O que levar para a prova
Na segunda fase, os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. No primeiro dia da segunda fase, além do material já mencionado, o candidato deverá levar uma foto 3x4 tirada em 2017 ou 2018, com nome e número de inscrição anotados no verso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. A Comvest fornecerá embalagens nas quais o candidato deverá guardar o aparelho celular desligado. Ao entrar na sala de prova e receber a embalagem, o candidato deverá desligar imediatamente o aparelho celular e colocá-lo na embalagem. Os candidatos devem retirar os celulares das embalagens após saírem do prédio. Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves.

Próximas datas
As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2018. A primeira chamada será divulgada dia 8 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) somente no dia 9 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico. Quem não realizar a matrícula virtual ficará excluído das próximas chamadas do Vestibular Unicamp 2018.

Este ano, 76.225 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 3.340 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp.

Calendário Vestibular Unicamp 2018
1ª fase19/11/2017
Divulgação dos aprovados na 1ª fase e locais de prova da 2ª fase11/12/2017
Divulgação das notas da 1ª fase21/12/2017