audiodescrição: imagem colorida, de meio corpo, Alessandro Batezelli veste camisa branca e usa óculos

Alessandro Batezelli é docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. Desenvolve pesquisas na área de sedimentologia, estratigrafia, análise de bacias e geologia do petróleo. É líder do Source-to-sink and Paleopedology Research Group (SPRG). A convite de uma equipe do Museu Nacional, está na Antártida para desenvolver um projeto do Programa Antártico Brasileiro (ProAntar).

Primeiras impressões

Art LPO docente Alessandro Batezelli, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, enviou na sexta-feira, dia 30, um relato sobre suas primeiras impressões na Antártida.  O docente da Unicamp integra uma equipe de pesquisadores coordenada por Alexander Kellner, paleontólogo do Museu Nacional do Rio de Janeiro.  O objetivo da expedição é resgatar fósseis (organismos extintos). Batezelli vai descrever rochas onde esses seres foram encontrados e fazer interpretações ambientais. Leia o primeiro relato do docente:

“Depois de quatro dias em Punta Arenas esperando a janela de voo, embarcamos ontem (29/11), por volta das 13 horas (horário de Brasília).

O voo foi supertranquilo. Descemos na estação chilena e fomos muito bem recebidos. Além do tradicional carimbo no passaporte, podemos tomar um café e um chá quente!!!

A primeira impressão é quase indescritível!! Difícil acreditar que depois de meses de preparação, enfim chegamos!

A paisagem, pouco habitual para nós, é incrível. Tudo é motivo para fotos.

Da base chilena de Frei seguimos até a praia de onde saíram os botes para nos levar ao navio brasileiro “Ari Rongel”.

Depois de toda a correria, conseguimos embarcar e nos acomodar. Jantamos e à noite houve uma pequena confraternização feita pelo comando do navio. Hoje estamos em frente à Estação Comandante Ferraz. O navio está descarregando suprimentos e combustível.
A partir de amanhã o “Ari” sai em direção a James Ross e Vega, onde ficarão os acampamentos.

E possível que nosso acampamento seja lançado até o dia 2 ou 3/12.”