Relatório Carga Fapesp / 2017Emissão: 10/06/2019 18:13:06

DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO

Projeto Alterado
Nome Projeto: ATUACAO EM MOTRICIDADE OROFACIAL NA ADENOTONSILECTOMIA: UM ESTUDO DO PERIODO OPTIMAL PARA A REALIZACAO DA CIRURGIA
Suplemento: Aux. pesq. fim - 09/2019
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 10/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
A hipertrofia das tonsilas palatinas e faríngea é comum na infância, sendo um dos problemas frequentes nos consultórios de otorrinolaringologistas e pediatras. Tais alterações podem ocasionar respiração oral constante e levar as crianças a inúmeras alterações craniofaciais, ortodônticas e ortognáticas, podendo prejudicar as funções orais e comprometer a qualidade de vida dessa população. O procedimento médico final mais utilizado para solucionar a presença das tonsilas hipertróficas é cirúrgico, de escopo eletivo. Objetivos: o objetivo geral deste estudo será analisar a reação imediata e no longo prazo do procedimento cirúrgico de adenotonsilectomia no sistema estomatognático e na atividade elétrica muscular de crianças de 3 a 12 anos, dividas por grupos etários, submetidas à cirurgia, bem como comparar os dados a um grupo controle de crianças que não apresentam alterações de tonsilas palatinas e/ou faríngeas e não passaram por procedimento médico. Método: Para desenvolver esta pesqui
Linha Pesquisa:
Promoção da Saúde e Prevenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2017/10199-0
Data Início Financiamento: 10/2017
Data Fim Financiamento: 09/2019
Valor do Financiamento: R$ 151.420,36
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Maria Fernanda Bagarollo( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: LISN-S: ELABORACAO DE BANCO DE DADOS EM PORTUGUES E CRITERIOS DE NORMALIDADE PARA ESCOLARES DE 6 A 11 ANOS.
Suplemento: Regular - 08/2020
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 09/2018
Ano Fim Projeto: 2020
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Trata-se de um projeto de pesquisa a ser realizado em parceria entre a Faculdade de Ciências Médicas/Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação/Departamento de Comunicações, ambos da UNICAMP; com colaboração do Prof. Dr. Harvey Dillon da Universidade Macquerie- Austrália e diretor do NAL (Nacional Acoustic Laboratories- Austrália). O Listening in Spatialized Noise - Sentences -LISN-S é um teste de interação binaural, aplicado por meio de um software computacional especial, via fone de ouvido, que produz um ambiente auditivo virtual tridimensional, com objetivo de avaliar o processamento espacial de indivíduos com queixas relacionadas ao TPAC. O objetivo geral deste projeto será desenvolver o banco de dados em português para o teste LiSN-S, incluindo critérios de referência de normalidade para faixa etária de 6 a 11 anos. Além de analisar os resultados obtidos em crianças normais no teste e reteste e em crianças com históri
Linha Pesquisa:
Promoção da Saúde e Prevenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2017/25267-0
Data Início Financiamento: 09/2018
Data Fim Financiamento: 08/2020
Valor do Financiamento: R$ 197.981,11
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
(FEEC) DECOM - DEPARTAMENTO DE COMUNICACOES [29.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Bruno Sanches Masiero( Participante )
Maria Francisca Colella dos Santos( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM ESCOLARES ON LINE: DESEMPENHO DE ESCOLARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Suplemento: DR - Nádia Giulian de Carvalho - fim 02/2020
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 03/2018
Ano Fim Projeto: 2020
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
nfluência das habilidades auditivas no desempenho escolar reflete a necessidade de uma triagem auditiva em escolares, para isso há necessidade de instrumento rápido que avalie de forma eficaz as principais habilidades auditivas, que garanta uma adequada seleção dos indivíduos que devem ser encaminhados para serviços de diagnóstico, diminuindo encaminhamentos desnecessários. O presente projeto tem como objetivo analisar os resultados obtidos em um programa on line de triagem das habilidades auditivas, aplicado em escolares de seis a oito anos, e comparar com o desempenho escolar e com o desempenho em procedimentos de diagnóstico do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC). Inicialmente será realizado um estudo piloto no qual a triagem será aplicada em 15 crianças entre seis e oito anos para análise da necessidade de ajustes na ferramenta de triagem. O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa consistirá na triagem dos escolares em uma escola da rede pública de
Linha Pesquisa:
Cultura, Deficiência e Modelos de Intervenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2017/03317-6
Data Início Financiamento: 03/2018
Data Fim Financiamento: 02/2020
Valor do Financiamento: R$ 117.677,00
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-II
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Nádia Giulian de Carvalho( Participante )
Maria Francisca Colella dos Santos( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: ACOMPANHAMENTO DE CRIANCAS ATE 2 ANOS E 11 MESES, A PARTIR DE INDICADORES CLINICOS DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Suplemento: TT Carolina Belisario Bizutti - 05/2019
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 08/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Acompanhamento, observação e análise, em uma perspectiva psicanalítica, da relação entre pais e filhos até 2 anos e 11 meses, a partir de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil, em trabalho conjunto com o pesquisador responsável. Trata-se de um estudo analítico e prospectivo, que pre
Linha Pesquisa:
Promoção da Saúde e Prevenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Outras bolsas
Nº Processo na Financiadora: 2017/13684-6
Data Início Financiamento: 08/2017
Data Fim Financiamento: 05/2019
Valor do Financiamento: R$ 12.817,76
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS (CAPACITACAO)-TT-1
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Carolina Belisario Bizutti( Participante )
Kelly Cristina Brandão da Silva( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto
EFEITOS DA AMPLIACAO DE AFFORDANCES NO AMBIENTE DOMICILIAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE LACTENTES EM RISCO PARA ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO: ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 07/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
EFEITOS DA AMPLIACAO DE AFFORDANCES NO AMBIENTE DOMICILIAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE LACTENTES EM RISCO PARA ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO: ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2017/06131-0
Data Início Financiamento: 07/2017
Data Fim Financiamento: 06/2019
Valor do Financiamento: R$ 46.658,18
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
DENISE CASTILHO CABRERA SANTOS( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: ACOMPANHAMENTO DE CRIANCAS ENTRE 3 E 4 ANOS E 11 MESES DE IDADE, A PARTIR DE INDICADORES CLINICOS DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Suplemento: TT - Amanda Larissa Nogueira - fim 05/2019
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 08/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Acompanhamento, observação e análise, em uma perspectiva psicanalítica, da relação entre pais e filhos entre 3 e 4 anos e 11 meses, a partir de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil, em trabalho conjunto com o pesquisador responsável. Trata-se de um estudo analítico e prospectivo, que prevê a avaliação de crianças durante o período de um ano, as quais participem de atendimentos nos ambulatórios do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto", da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (CEPRE/FCM/UNICAMP). A avaliação será realizada mediante o uso do instrumento AP 3 - Avaliação Psicanalítica aos 3 anos, o qual permite a avaliação e a detecção precoce de problemas no desenvolvimento infantil, em relação aos processos de interação e linguagem. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semi-estruturadas com os pais/cuidadores e da observação dos processos de interação e linguagem das crianças
Linha Pesquisa:
Promoção da Saúde e Prevenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Outras bolsas
Nº Processo na Financiadora: 2017/13697-0
Data Início Financiamento: 08/2017
Data Fim Financiamento: 05/2019
Valor do Financiamento: R$ 12.817,76
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS (CAPACITACAO)-TT-1
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Amanda Larissa Nogueira( Participante )
Kelly Cristina Brandão da Silva( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: O BRINCAR COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DO PSIQUISMO: UMA ANALISE PSICANALITICA DO BRINCAR DE UMA CRIANCA COM TRACOS AUTISTAS.
Suplemento: IC - Kauê da Costa Alves - fim 04/2019
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 05/2018
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Impasses precoces no estabelecimento dos jogos constituintes do sujeito e, por conseguinte, dificuldades no acesso ao brincar simbólico, são sinais importantes de entraves na constituição psíquica. Em uma perspectiva psicanalítica, a posição autista se configura como o quadro mais complexo e desafiador em que essas vicissitudes estão presentes. Diante dessa perspectiva, esse trabalho objetiva investigar as peculiaridades e as transformações do brincar de uma criança com traços autistas, assim como discutir a importância do brincar no processo de constituição psíquica; diferenciar os jogos constituintes do sujeito do brincar simbólico e discutir os limites e as possibilidades do brincar no processo terapêutico de crianças com traços autistas. Trata-se de um estudo qualitativo e retrospectivo, a partir de uma amostra de conveniência, e prevê a análise de vídeo-gravações de 15 sessões semanais de terapia psicológica, no período de 4 meses, de uma criança de 2 anos e 5 meses. Além disso, s
Linha Pesquisa:
Cultura, Deficiência e Modelos de Intervenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Iniciação Científica IC
Nº Processo na Financiadora: 2017/26995-0
Data Início Financiamento: 05/2018
Data Fim Financiamento: 12/2019
Valor do Financiamento: R$ 17.089,36
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-IC
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
KAUE DA COSTA ALVES( Participante )
Kelly Cristina Brandão da Silva( Responsável )



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