Relatório Carga Fapesp / 2016Emissão: 10/06/2019 18:12:00

DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO

Projeto Alterado
Nome Projeto: TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES: VALIDACAO DE UM PROGRAMA ONLINE
Suplemento: Auxílio à Pesquisa - Regular - fim 08/2019
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 03/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
identificar precocemente crianças com risco para o Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) tem sido um desafio na Audiologia. Procedimentos de triagem auditiva que avaliem as habilidades auditivas centrais podem contribuir para a minimização de prejuízos da criança no contexto acadêmico e social. Objetivo: analisar o desempenho de crianças com e sem dificuldades escolares em um programa online desenvolvido para triagem das habilidades auditivas, bem como comparar os resultados com a avaliação comportamental diagnóstica para que sejam estabelecidos dados normativos quanto ao desempenho por faixa etária, sensibilidade e especificidade de cada tarefa. Método: será utilizado um Módulo de triagem do processamento auditivo elaborado pelas criadoras do Portal "Afinando o Cérebro".e ainda não disponibilizado para uso. O Módulo inclui um questionário de auto-avaliação, baseado no questionário já existente "Scale of Auditory Behaviors- SAB"e atividades interativas referentes a avaliação das h
Linha Pesquisa:
Promoção da Saúde e Prevenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2016/23718-2
Data Início Financiamento: 03/2017
Data Fim Financiamento: 08/2019
Valor do Financiamento: R$ 86.724,75
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Maria Francisca Colella dos Santos( Participante )
Maria Isabel Ramos do Amaral( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: EFEITO DE SUPRESSAO DO P300 EM ESCOLARES: DIFERENTES PARAMETROS DE AVALIACAO.
Suplemento: DR - Thalita Ubiali - fim 03/2019
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Concluído
Data Início Projeto: 07/2016
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Introdução e objetivo: O sistema auditivo eferente conecta o córtex auditivo aos receptores sensoriais da cóclea através do sistema olivo-coclear, o qual faz sinapses com as células ciliadas externas (CCE) e com as fibras nervosas aferentes que se localizam abaixo das células ciliadas internas (CCI). A maioria dos estudos que investigaram a atividade eferente em humanos tiveram como foco a supressão das emissões otoacústicas, que pode ser observada de maneira não invasiva a partir da estimulação contralateral com ruído de banda larga, pois o ruído ativa o feixe olivo-coclear medial, alterando o ganho coclear. Entretanto, os mecanismos neurofisiológicos e as implicações clínicas do sistema auditivo eferente, especialmente em regiões mais altas do sistema nervoso auditivo central, ainda não foram esclarecidos. Alguns pesquisadores estudaram o efeito do ruído nas respostas dos potenciais evocados auditivos de longa latência, como o P300, porém, ainda não existe na literatura um protocolo
Linha Pesquisa:
Promoção da Saúde e Prevenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2016/06578-2
Data Início Financiamento: 07/2016
Data Fim Financiamento: 03/2019
Valor do Financiamento: R$ 147.392,24
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-II
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Thalita Ubiali( Participante )
Maria Francisca Colella dos Santos( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: SINAIS DE RISCO E SOFRIMENTO PSIQUICO NA PRIMEIRA INFANCIA: IDENTIFICACAO E ESTRATEGICAS DE INTERVENCAO
Suplemento: Aux Reg. - 05/2019
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 06/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
A temática da identificação e intervenção diante de riscos e sofrimento psíquico na primeira infância se insere no âmbito da promoção e da prevenção em Saúde Mental, em uma perspectiva interdisciplinar, visto que abrange conhecimentos da Psicologia, da Psicanálise e da Linguística. Partindo do pressuposto de que a linguagem é estruturante e está na base da constituição psíquica do sujeito, esse projeto de pesquisa tem por objetivos avaliar crianças com queixas de alterações nos processos de interação e linguagem; investigar o alcance e os limites dos instrumentos de avaliação Protocolo IRDI e AP3, a partir da inclusão de crianças com diagnósticos de deficiência e/ou com histórico
Linha Pesquisa:
Promoção da Saúde e Prevenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2016/21630-0
Data Início Financiamento: 06/2017
Data Fim Financiamento: 05/2019
Valor do Financiamento: R$ 18.355,07
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Nome:
Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICAMP
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Data Início Financiamento: 06/2017
Valor do Financiamento: R$ 15.000,00
Órgãos
(FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Amanda Larissa Nogueira( Participante )
Carolina Belisario Bizutti( Participante )
Caroline Sargino Perin( Participante )
Gabrielle Karoline de Oliveira Santos( Participante )
Karen Moscon Splendore( Participante )
Marina Pereira Leite( Participante )
Natália Heloiza Beli Bianchi( Participante )
Kelly Cristina Brandão da Silva( Responsável )



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