Relatório Carga Fapesp / 2017Emissão: 07/03/2019 18:13:16

DS - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

Projeto Alterado
Nome Projeto: AS CORES DA CIDADANIA:OS CLUBES NEGROS DO ESTADO DE SAO PAULO (1897-1952)
Suplemento: Auxílio à Pesquisa Regular
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 08/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Este projeto visa investigar aspectos do associativismo negro pouco estudados pela bibliografia, acerca da experiência coletiva de homens e mulheres daquele grupo social no estado paulista. Tais experiências dizem respeito à organização autônoma em associações historicamente nomeadas como sociedades beneficentes, recreativas, grêmios, sociedades, clubes (contemporaneamente denominadas clubes sociais negros por seus ativistas), clivadas pela diferença étnica e criadas como formas de atuação face ao preconceito e discriminação raciais enfrentados em diferentes cidades do estado ao longo de sua presença histórica naqueles contextos
Linha Pesquisa:
Teoria e Pensamento Sociológico
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2017/06218-9
Data Início Financiamento: 08/2017
Data Fim Financiamento: 07/2019
Valor do Financiamento: R$ 102.984,43
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Órgãos
(IFCH) DS - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA [09.12.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Lucilene Reginaldo( Participante )
Silvia Hunold Lara( Participante )
Mario Augusto Medeiros da Silva( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: DO SENTIDO DA FORMACAO AO SENSO DE FORMA: POSSIBILIDADES CRITICAS NO ENSAISMO DE GILDA DE MELLO E SOUZA.
Suplemento: Orientada: Bárbara Luisa Fernandes Pires
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Concluído
Data Início Projeto: 09/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Essa pesquisa tem como proposta investigar os sentidos e alcances do trabalho interpretativo da ensaísta brasileira Gilda de Mello e Souza (1919-2005). Pretende-se debater sociologicamente as possibilidades críticas que se articulam em torno do sentido de formação e do senso de forma. Busca-se compreender como essas noções encontram-se articuladas nos ensaios da autora a partir de duas frentes principais: 1) o registro do processo de formação a partir da formalização artística; 2) a dificuldade formal da arte nuançada entre os modelos perceptivos europeus e a matéria local. Tendo em vista este horizonte de pesquisa, a análise se propõe a investigar o modo como Gilda de Mello e Souza opera a articulação entre arte e sociedade, explorando a hipótese de que a autora encontra no "mundo das formas" uma importante chave analítica para a compreensão dos processos sociais
Linha Pesquisa:
Outras Sociologias Específicas
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Mestrado MS
Nº Processo na Financiadora: 2017/11533-0
Data Início Financiamento: 09/2017
Data Fim Financiamento: 02/2019
Valor do Financiamento: R$ 44.035,07
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-MS-II
Órgãos
(IFCH) DS - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA [09.12.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Bárbara Luisa Fernandes Pires( Participante )
Mariana Miggiolaro Chaguri( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: EXILIOS NA MPB: EXPERIENCIAS DE EXILIO E RETORNO EM CHICO BUARQUE, CAETANO VELOSO E GILBERTO GIL (1968-1979)
Suplemento: Supervisionado: Rodrigo Pezzonia
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 08/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Em fins da década de 1960, o recrudescimento da repressão do regime vigente contra todas as esferas da vida pública se estabelece sob a pesada pena do Ato Institucional nº 5. Os órgãos de repressão fecham o cerco contra atores, poetas, escritores e toda a sorte de profissionais da área cultural e, claro, os músicos não teriam tratamento diferente. Com a ditadura nos calcanhares, muitos brasileiros desta esfera profissional assumem a possibilidade de abandonarem o país e se juntarem a outros que se refugiavam fora do Brasil. Assim, esta pesquisa objetiva tratar sobre as vivências de três artistas que se sentiram, de uma forma ou outra, obrigados a assumir o exílio após o fim das liberdades democráticas e de criação oriundas do Ato nº5. São eles: Chico Buarque de Hollanda, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Este projeto visa compreender as experiências destes artistas no exílio e no retorno, tendo como base de análise sua produção artística e intelectual e suas memórias, além do objetivo de
Linha Pesquisa:
Cultura
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Pos doutorado no país PD
Nº Processo na Financiadora: 2017/08405-0
Data Início Financiamento: 08/2017
Data Fim Financiamento: 07/2019
Valor do Financiamento: R$ 203.441,48
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-PD
Órgãos
(IFCH) DS - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA [09.12.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Rodrigo Pezzonia( Participante )
Marcelo Siqueira Ridenti( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: A DISPUTA CLASSIFICATORIA DA PERIFERIA AO CENTRO: LYGIA CLARK E JESUS RAFAEL SOTO NA PASSAGEM DA ARTE MODERNA PARA A ARTE CONTEMPORANEA.
Suplemento: Orientada: Amanda Bueno Villar Inocêncio Costa
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Concluído
Data Início Projeto: 11/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Esta pesquisa tem como proposta analisar as trajetórias e as produções artísticas de Lygia Clark e de Jesús Rafael Soto, buscando investigar especialmente as trajetórias que trilharam no campo artístico das artes plásticas, mapeando suas origens, influências e o contexto social e artístico no qual produziram suas obras. Procura compreender, assim, suas proposições de transformação na forma artística, indagando se tais transformações formais estariam implicadas e seriam constituídas pelo trânsito e pela circulação de tais artistas por tempos e espaços diferentes. Trata-se, então, de investigar as transformações formais realizadas por Clark e Soto à luz de seus condicionamentos sociais e artísticos, relacionando-os com seus respectivos questionamentos e exploração da forma artística
Linha Pesquisa:
Cultura
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Mestrado MS
Nº Processo na Financiadora: 2017/03601-6
Data Início Financiamento: 11/2017
Data Fim Financiamento: 02/2019
Valor do Financiamento: R$ 37.307,63
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-MS-II
Órgãos
(IFCH) DS - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA [09.12.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Amanda Villar Inocencio Christol( Participante )
Mariana Miggiolaro Chaguri( Responsável )



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