Relatório Carga Fapesp / 2016Emissão: 07/03/2019 18:12:08

DEPRAC - DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS

Projeto Alterado
Nome Projeto: LESSON STUDY: CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 08/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Este projeto vincula-se à linha Fapesp Ensino Público e tem, de um lado, como objetivo formativo promover o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em escolas públicas na região de Campinas, mediante um processo de estudo de aulas, envolvendo a colaboração entre universidade e escola. De outro lado, o projeto tem como objetivo investigativo, compreender como se dá esse processo de aprendizagem docente e de desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, com destaque para seu conhecimento profissional, e também, para como acontece a melhoria da aprendizagem matemática dos alunos da escola. O projeto será desenvolvido no contexto do Grupo de Sábado (GdS) - vinculado institucionalmente ao Grupo de Pesquisa PRAPEM (Prática Pedagógica em Matemática) - e serão constituídos três subgrupos de professores relativos: aos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF); aos anos finais do EF e ao Ensino Médio. A metodologia de formação docente...
Linha Pesquisa:
Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2016/25982-9
Data Início Financiamento: 08/2017
Data Fim Financiamento: 07/2019
Valor do Financiamento: R$ 74.101,90
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA (ENSINO PUBLICO)-1
Órgãos
(FE) DEPRAC - DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS [19.27.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Ana Leticia Losano( Participante )
Arne Jakobsen( Participante )
Beatriz Fernanda Litoldo( Participante )
Carlos Miguel da Silva Ribeiro( Participante )
Flávia Oliveira Barreto da Silva( Participante )
José Carrillo Yáñez( Participante )
Juscier Albertino Mamoré de Melo( Participante )
Marieli Vanessa Rediske de Almeida( Participante )
Vanessa Moreira Crecci( Participante )
Wellington Rabello de Araujo( Participante )
Dario Fiorentini( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: FORMACAO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZACAO: PESQUISAS, EXPERIENCIAS E PROPOSTAS
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 10/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: FORMACAO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZACAO: PESQUISAS, EXPERIENCIAS E PROPOSTAS
Linha Pesquisa:
Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2016/03462-3
Data Início Financiamento: 10/2017
Data Fim Financiamento: 09/2019
Valor do Financiamento: R$ 67.210,05
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Nome:
Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão - Unicamp
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Data Início Financiamento: 10/2016
Data Fim Financiamento: 11/2016
Valor do Financiamento: R$ 15.000,00
Complemento do Tipo Financiamento: PAPDIC (dez/2015 a nov/2016)
Órgãos
(FE) DEPRAC - DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS [19.27.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Jorge Megid Neto( Participante )
Maria Cristina de Senzi Zancul( Participante )
Alessandra Aparecida Viveiro( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto
CONHECIMENTO MATEMATICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA NA EDUCACAO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM FOCO EM CONTEUDOS DE GEOMETRIA
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 05/2017
Ano Fim Projeto: 2019
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
É inquestionável o facto de que qualquer professor, para ensinar Matemática, necessite de obter uma "adequada formação matemática", no entanto, a que se refere essa "adequada" tem vindo a ser, cada vez mais, foco de discussão. A concepção assumida neste projeto considera central uma articulação entre os dois polos assumidos tradicionalmente -foco na matemática e foco na pedagogia. Assim, assume-se que o conhecimento do professor que ensina matemática é especializado, tanto no que concerne ao conhecimento do conteúdo (matemático) quanto ao conhecimento pedagógico do conteúdo. Nesse sentido, à formação de professores que ensinam matemática, cumprirá desenvolver um conjunto de saberes docentes que os capacite a promover discussões matematicamente significativas com os seus alunos.Historicamente, o caso da geometria é particularmente preocupante. Embora se reconheça que o seu estudo é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento da capacidade de visualização, do pensamento...
Linha Pesquisa:
Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2016/22557-5
Data Início Financiamento: 05/2017
Data Fim Financiamento: 04/2019
Valor do Financiamento: R$ 33.257,76
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Órgãos
(FE) DEPRAC - DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS [19.27.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Alessandra Rodrigues de Almeida( Participante )
Beatriz Fernanda Litoldo( Participante )
Dario Fiorentini( Participante )
Milena Solda Policastro( Participante )
Vanessa Moreira Crecci( Participante )
Carlos Miguel da Silva Ribeiro( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE E MUDANCA DA PRATICA DE ENSINARAPRENDER DE PROFESSORES DE MATEMATICA QUE FAZEM MESTRADO PROFISSIONAL
Suplemento: Supervisão Pós-Doc
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 01/2017
Ano Fim Projeto: 2018
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE E MUDANCA DA PRATICA DE ENSINARAPRENDER DE PROFESSORES DE MATEMATICA QUE FAZEM MESTRADO PROFISSIONAL
Linha Pesquisa:
Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Pos doutorado no país PD
Nº Processo na Financiadora: 2016/12877-2
Data Início Financiamento: 01/2017
Data Fim Financiamento: 12/2019
Valor do Financiamento: R$ 311.524,65
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-PD
Órgãos
(FE) DEPRAC - DEPARTAMENTO DE ENSINO E PRATICAS CULTURAIS [19.27.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Ana Leticia Losano( Participante )
Dario Fiorentini( Responsável )



Voltar