Relatório Carga Fapesp / 2014Emissão: 09/03/2017 18:12:16

DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Projeto Alterado
Nome Projeto: AS MULTIPLAS DIMENSOES DO OFICIO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: INSTRUMENTOS TECNICO-SEMIOTICOS E MEIOS DE TRABALHO
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 11/2014
Ano Fim Projeto: 2017
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: AS MULTIPLAS DIMENSOES DO OFICIO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: INSTRUMENTOS TECNICO-SEMIOTICOS E MEIOS DE TRABALHO
Linha Pesquisa:
Psicologia e Educação
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2014/07038-6
Data Início Financiamento: 11/2014
Data Fim Financiamento: 04/2017
Valor do Financiamento: R$ 38.237,64
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Nome:
Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão - Unicamp
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 1029/15
Data Início Financiamento: 09/2015
Data Fim Financiamento: 08/2016
Valor do Financiamento: R$ 15.000,00
Complemento do Tipo Financiamento: PAPDIC
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Ana Lúcia Horta Nogueira( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: EM BUSCA DE CAMINHOS QUE PROMOVAM A CONVIVENCIA RESPEITOSA EM SALA DE AULA TODOS OS DIAS: INVESTIGANDO O CLIMA ESCOLAR
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 03/2015
Ano Fim Projeto: 2017
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O clima escolar pode ser compreendido como o conjunto de percepções dos integrantes da comunidade escolar em relação à instituição que descortinam os fatores relacionados à organização, as estruturas pedagógica e administrativa, além das relações humanas que ocorrem nesse espaço. Ele influencia não apenas as aprendizagens escolares (rendimento, motivação...), mas também a qualidade das interações sociais (conflitos, agressões...) Ainda não há no Brasil, instrumentos validados que possibilitem a avaliação das diversas dimensões interrelacionadas que compõem o clima, tais como, aprendizagem, relacionamentos sociais, segurança, justiça, participação, infraestrutura e pertencimento. Nenhum dos instrumentos atendeu a todos os critérios elencados. Em vista disso, esse projeto visa, construir, testar e validar três instrumentos, adaptados à realidade das escolas brasileiras, para avaliar o clima escolar em alunos do 7º ao 9º ano, docentes e gestores. A partir do estudo da literatura na área e
Linha Pesquisa:
Psicologia e Educação
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2014/24297-5
Data Início Financiamento: 03/2015
Data Fim Financiamento: 02/2017
Valor do Financiamento: R$ 96.935,78
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Nome:
Fundação Lemann Foundation
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Data Início Financiamento: 03/2015
Data Fim Financiamento: 02/2017
Valor do Financiamento: R$ 50.000,00
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Adriana de Melo Ramos( Participante )
Alessandra de Morais Shimizu( Participante )
Carmen Lúcia Dias( Participante )
Juliana Aparecida Mathias Zechi( Participante )
Luciene Regina Paulino Tognetta( Participante )
Maria Suzana Estefano Menin( Participante )
Marialva Rossi Tavares( Participante )
Patrícia Unger Raphael Bataglia( Participante )
RAUL ARAGÃO MARTINS( Participante )
Roberta Gurgel Azzi( Participante )
Telma Pileggi Vinha( Responsável )



Voltar