Relatório Carga Fapesp / 2011Emissão: 04/08/2014 21:02:19

FEM - FACULDADE DE ENGENHARIA MECANICA

Projeto Alterado
Nome Projeto: ESTUDO DA ESTAMPAGEM PROFUNDA A QUENTE COM ESTIRAMENTO CONTROLADO DE CHAPAS DE ACO AO BORO DIN 27MNCRB5
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 10/2011
Ano Fim Projeto: 2013
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Este projeto de iniciação cientifica tem como finalidade o planejamento do processo e o projeto das ferramentas para a estampagem a quente, com estiramento controlado, de chapas de aços de alta resistência mecânica (DIN27MnCrB5). O processo a ser estudado vem sendo cada vez mais empregado na indústria automobilística internacional, e é caracterizado por sua capacidade em conformar aços de alta resistência de forma controlada, obtendo-se produtos com elevada resistência mecânica, o que permite reduzir os pesos dos componentes estampados e consequentemente, dos veículos. Também promove um menor gasto de energia pelo fato do aquecimento das chapas de aço por indução exigir uma menor quantidade de energia, se comparada à utilização de fornos elétricos. Neste projeto, serão estudadas as condições necessárias no processo de estampagem a quente com aquecimento por indução de chapas de aço de alta resistência (DIN 27MnCrB5), para obter-se componentes pelo estiramento controlado.
Linha Pesquisa:
Conformação Plástica dos Metais
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2011/12927-6
Data Início Financiamento: 10/2011
Data Fim Financiamento: 12/2013
Valor do Financiamento: R$ 102.007,38
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Órgãos
FEM - FACULDADE DE ENGENHARIA MECANICA [03.00.00.00.00.00.00]
(FEM) DEMM - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUFATURA E MATERIAIS [03.24.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
SERGIO TONINI BUTTON ( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: SINTESE DE CONTROLADORES LINEARES E NAO-LINEARES PARA UM VEICULO TERRESTRE DE EXTERIOR
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 04/2012
Ano Fim Projeto: 2012
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: SINTESE DE CONTROLADORES LINEARES E NAO-LINEARES PARA UM VEICULO TERRESTRE DE EXTERIOR
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Pos doutorado no exterior PD
Nº Processo na Financiadora: 2011/22964-6
Data Início Financiamento: 04/2012
Data Fim Financiamento: 06/2012
Valor do Financiamento: R$ 14.983,63
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO EXTERIOR - ESTAGIO DE PESQUISA
Órgãos
FEM - FACULDADE DE ENGENHARIA MECANICA [03.00.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Rafael de Angelis Cordeiro ( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: OTIMIZACAO E TESTES DE UM ATUADOR HIBRIDO PARA CONTROLE DA PERDA DE TRANSMISSAO SONORA
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 01/2013
Ano Fim Projeto: 2014
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O projeto apresenta estudos voltados para o aperfeiçoamento de um isolador acústico desenvolvido no Laboratório de Vibroacústica da FEM/UNICAMP. Na primeira fase do trabalho serão levantados os princípios físicos responsáveis pelo funcionamento do isolador e estudos sobre a seleção dos materiais que compõem este isolador, objetivando maximizar a perda de transmissão sonora. Na fase seguinte serão testadas estratégias clássicas de controle ativo de ruídos em tempo real para tratar a faixas de baixa frequências, onde o controle passivo do isolador não atua. Estas estratégias de controle serão avaliadas de acordo com o incremento indireto da perda de transmissão sonora quando é controlada a pressão sonora transmitida. Na fase final será analisada a possibilidade de montagem de diversos isoladores em um painel reforçado com controles descentralizados e com estratégias distintas, buscando resultados melhores no tratamento simultâneo dos distúrbios harmônicos e aleatórios.
Linha Pesquisa:
Modelagem, Identificação e Controle em Vibroacústica
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Pos doutorado no país PD
Nº Processo na Financiadora: 2011/21717-5
Data Início Financiamento: 01/2013
Data Fim Financiamento: 12/2014
Valor do Financiamento: R$ 165.915,04
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-PD
Órgãos
FEM - FACULDADE DE ENGENHARIA MECANICA [03.00.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Diego Azevedo Siviero ( Participante )
JOSE ROBERTO DE FRANCA ARRUDA ( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: FORMACAO DE COMBOIOS DE VEICULOS AUTONOMOS USANDO MONOVISAO E APONTADORES LASER
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Concluído
Data Início Projeto: 09/2011
Ano Fim Projeto: 2012
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O objetivo principal desta proposta é o desenvolvimento de um sistema capaz de reconhecer um veículo-líder e segui-lo mantendo uma distância segura, utilizando as imagens fornecidas pela câmera embarcada e os dados provenientes dos apontadores lasers. As informações adquiridas permitirão que os veículos formem uma espécie de pelotão e passem a se locomover de forma autônoma, sendo necessário apenas um motorista para o veículo-líder, que guiará os demais.
Linha Pesquisa:
Robótica Industrial, Manipuladores e Sistemas Autônomos
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Iniciação Científica IC
Nº Processo na Financiadora: 2011/13131-0
Data Início Financiamento: 09/2011
Data Fim Financiamento: 08/2012
Valor do Financiamento: R$ 7.133,43
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-IC
Órgãos
FEM - FACULDADE DE ENGENHARIA MECANICA [03.00.00.00.00.00.00]
(FEC) DEM - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECANICA [60.07.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Marcos Lignani de Miranda Heringer ( Participante )
JANITO VAQUEIRO FERREIRA ( Responsável )



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