Relatório Carga Fapesp / 2010Emissão: 10/04/2013 21:02:34

DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Projeto Alterado
Nome Projeto: CONSTITUICAO HUMANA, DEFICIENCIA E EDUCACAO: PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE COMPENSACAO NA PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 09/2010
Ano Fim Projeto: 2013
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: CONSTITUICAO HUMANA, DEFICIENCIA E EDUCACAO: PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE COMPENSACAO NA PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2010/08782-0
Data Início Financiamento: 09/2010
Data Fim Financiamento: 08/2013
Valor do Financiamento: R$ 121.185,55
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-II
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Débora Dainez( Participante )
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: EXCLUSAO SOCIAL, VULNERABILIDADE A EXCLUSAO ESCOLAR E PSICANALISE: CONSTRUCAO DA MEMORIA DE SI NA SUPERACAO DA CAPACIDADE PARA NAO APRENDER
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 09/2010
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O projeto, cuja primeira fase foi iniciada em 2004, procura analisar os efeitos de processos sociais sobre o psiquismo dos sujeitos e como esses efeitos se evidenciam na escola. Tal atividade, desenvolvida a partir da perspectiva psicanalítica inglesa, comporta três sub-eixos. O primeiro procura investigar em que medida a Exclusão Social produz, reafirma e/ou naturaliza o sofrimento psíquico de alguns alunos que acabam por ser considerados ‘difíceis’ ou ‘mal-sucedidos’. O segundo procura identificar, descrever e compreender os processos afetivos e de pensamento que, uma vez constitutivos do sujeito, dificultam e/ou impedem a aprendizagem e/ou permanência do aluno na escola. O terceiro busca analisar as formas que a instituição escolar encontra para lidar com tais sujeitos. Em todos os sub-eixos, está presente a preocupação com a formação docente. O projeto atual é desdobramento desse, com ênfase no conceito bioniano de memória e suas implicações na capacidade para não aprender.
Linha Pesquisa:
Desenvolvimento Humano
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2010/08739-7
Data Início Financiamento: 09/2010
Data Fim Financiamento: 08/2012
Valor do Financiamento: R$ 35.362,67
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA (ENSINO PUBLICO)-1
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Débora Barboza( Participante )
Tagiane Maria da Rocha Luz( Participante )
ANA ARCHANGELO( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: EFICACIA INDIVIDUAL E COLETIVA DE DOCENTES E GESTORES DO ENSINO MEDIO PAULISTA
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 10/2010
Ano Fim Projeto: 2013
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: não consta
Linha Pesquisa:
Ensino Superior
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2010/51657-1
Data Início Financiamento: 10/2010
Data Fim Financiamento: 09/2013
Valor do Financiamento: R$ 121.810,23
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-II
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Daniela Couto Guerreiro( Participante )
ROBERTA GURGEL AZZI( Responsável )



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