Relatório Carga Fapesp / 2010Emissão: 11/04/2011 21:12:01

DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Projeto Alterado
Nome Projeto: CONSTITUICAO HUMANA, DEFICIENCIA E EDUCACAO: PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE COMPENSACAO NA PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 09/2010
Ano Fim Projeto: 2013
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: CONSTITUICAO HUMANA, DEFICIENCIA E EDUCACAO: PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE COMPENSACAO NA PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2010/08782-0
Data Início Financiamento: 09/2010
Data Fim Financiamento: 08/2013
Valor do Financiamento: R$ 117.363,16
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-I
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Débora Dainez( Participante )
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: EFICACIA INDIVIDUAL E COLETIVA DE DOCENTES E GESTORES DO ENSINO MEDIO PAULISTA
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 10/2010
Ano Fim Projeto: 2013
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: não consta
Linha Pesquisa:
Ensino Superior
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2010/51657-1
Data Início Financiamento: 10/2010
Data Fim Financiamento: 09/2013
Valor do Financiamento: R$ 117.609,93
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-I
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Daniela Couto Guerreiro Casanova( Participante )
ROBERTA GURGEL AZZI( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: COMPOSICAO, MANUTENCAO E DINAMIZACAO DO ACERVO DIGITAL E BIBLIOGRAFICO
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 05/2010
Ano Fim Projeto: 2011
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: COMPOSICAO, MANUTENCAO E DINAMIZACAO DO ACERVO DIGITAL E BIBLIOGRAFICO
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Outras bolsas
Nº Processo na Financiadora: 2010/05152-5
Data Início Financiamento: 05/2010
Data Fim Financiamento: 02/2011
Valor do Financiamento: R$ 3.634,08
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS (CAPACITACAO)-TT-1
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Pâmela Leão dos Santos( Participante )
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: PRATICAS DA SALA DE AULA: UM DIALOGO COM FREINET
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 12/2010
Ano Fim Projeto: 2011
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: PRATICAS DA SALA DE AULA: UM DIALOGO COM FREINET
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Outras bolsas
Nº Processo na Financiadora: 2010/18606-4
Data Início Financiamento: 12/2010
Data Fim Financiamento: 06/2011
Valor do Financiamento: R$ 5.323,72
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS (ENSINO PUBLICO)-EP-3
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
CINTHIA VIEIRA BRUM( Participante )
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: EXCLUSAO SOCIAL, VULNERABILIDADE A EXCLUSAO ESCOLAR E PSICANALISE: A AUTOSCOPIA COMO AUXILIO NA CONSTRUCAO DE UMA MEMORIA DE SI.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 08/2010
Ano Fim Projeto: 2011
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: EXCLUSAO SOCIAL, VULNERABILIDADE A EXCLUSAO ESCOLAR E PSICANALISE: A AUTOSCOPIA COMO AUXILIO NA CONSTRUCAO DE UMA MEMORIA DE SI.
Linha Pesquisa:
Desenvolvimento Humano
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Iniciação Científica IC
Nº Processo na Financiadora: 2010/08200-0
Data Início Financiamento: 08/2010
Data Fim Financiamento: 07/2011
Valor do Financiamento: R$ 6.696,66
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-IC
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Débora Barboza( Participante )
ANA ARCHANGELO( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: INVESTIGACOES E EXPERIENCIAS PAUTADAS PELA TEORIA SOCIAL COGNITIVA EM PORTUGAL
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 03/2011
Ano Fim Projeto: 2011
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: INVESTIGACOES E EXPERIENCIAS PAUTADAS PELA TEORIA SOCIAL COGNITIVA EM PORTUGAL
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Pos doutorado no exterior PD
Nº Processo na Financiadora: 2010/17954-9
Data Início Financiamento: 03/2011
Data Fim Financiamento: 06/2011
Valor do Financiamento: R$ 22.333,13
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO EXTERIOR-PD
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
ROBERTA GURGEL AZZI( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: DE PROFESSOR A ORIENTADOR PEDAGOGICO: ANALISE DOS MODOS DE CONSTITUICAO ATRAVES DO TRABALHO
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 05/2010
Ano Fim Projeto: 2010
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: DE PROFESSOR A ORIENTADOR PEDAGOGICO: ANALISE DOS MODOS DE CONSTITUICAO ATRAVES DO TRABALHO
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Outras bolsas
Nº Processo na Financiadora: 2010/06169-9
Data Início Financiamento: 05/2010
Data Fim Financiamento: 06/2011
Valor do Financiamento: R$ 9.807,78
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS (ENSINO PUBLICO)-EP-3
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
PAULO HENRIQUE LIMA DE OLIVEIRA( Participante )
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: APOIO TECNICO AO ESTUDO DA ATIVIDADE CRIADORA NO CONTEXTO ESCOLAR - PRODUCAO GRAFICA E CAPTACAO DE IMAGENS.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 11/2010
Ano Fim Projeto: 2011
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: APOIO TECNICO AO ESTUDO DA ATIVIDADE CRIADORA NO CONTEXTO ESCOLAR - PRODUCAO GRAFICA E CAPTACAO DE IMAGENS.
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Outras bolsas
Nº Processo na Financiadora: 2010/16986-4
Data Início Financiamento: 11/2010
Data Fim Financiamento: 06/2011
Valor do Financiamento: R$ 3.130,12
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS (CAPACITACAO)-TT-1
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Bruna Karnauchovas Porto da Cunha( Participante )
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: EXCLUSAO SOCIAL, VULNERABILIDADE A EXCLUSAO ESCOLAR E PSICANALISE: CONSTRUCAO DA MEMORIA DE SI NA SUPERACAO DA CAPACIDADE PARA NAO APRENDER
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 09/2010
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O projeto, cuja primeira fase foi iniciada em 2004, procura analisar os efeitos de processos sociais sobre o psiquismo dos sujeitos e como esses efeitos se evidenciam na escola. Tal atividade, desenvolvida a partir da perspectiva psicanalítica inglesa, comporta três sub-eixos. O primeiro procura investigar em que medida a Exclusão Social produz, reafirma e/ou naturaliza o sofrimento psíquico de alguns alunos que acabam por ser considerados ‘difíceis’ ou ‘mal-sucedidos’. O segundo procura identificar, descrever e compreender os processos afetivos e de pensamento que, uma vez constitutivos do sujeito, dificultam e/ou impedem a aprendizagem e/ou permanência do aluno na escola. O terceiro busca analisar as formas que a instituição escolar encontra para lidar com tais sujeitos. Em todos os sub-eixos, está presente a preocupação com a formação docente. O projeto atual é desdobramento desse, com ênfase no conceito bioniano de memória e suas implicações na capacidade para não aprender.
Linha Pesquisa:
Desenvolvimento Humano
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2010/08739-7
Data Início Financiamento: 09/2010
Data Fim Financiamento: 08/2012
Valor do Financiamento: R$ 38.685,32
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA (ENSINO PUBLICO)-1
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Débora Barboza( Participante )
Tagiane Maria da Rocha Luz( Participante )
ANA ARCHANGELO( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: A BUSCA POR UM DIALOGO ENTRE FREINET E VIGOTSKI NO QUE SE REFERE A ALFABETIZACAO: MINHA PRATICA COTIDIANA EM QUESTAO
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 12/2010
Ano Fim Projeto: 2011
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: A BUSCA POR UM DIALOGO ENTRE FREINET E VIGOTSKI NO QUE SE REFERE A ALFABETIZACAO: MINHA PRATICA COTIDIANA EM QUESTAO
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Outras bolsas
Nº Processo na Financiadora: 2010/18780-4
Data Início Financiamento: 12/2010
Data Fim Financiamento: 06/2011
Valor do Financiamento: R$ 5.323,72
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS (ENSINO PUBLICO)-EP-3
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
ANA FLAVIA VALENTE TEIXEIRA DA SILVA( Participante )
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável )



Voltar