Relatório Carga Fapesp / 2007Emissão: 08/07/2010 21:04:41

DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Projeto Alterado
Nome Projeto: EMOCOES HUMANAS E SIGNIFICACAO NUMA PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO TEORICO DA OBRA DE VIGOTSKI.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 12/2007
Ano Fim Projeto: 2010
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O problema desse projeto de pesquisa – os modos de conceber as emoções humanas - emerge da experiência vivida na instituição escolar, espaço social dedicado ao ensino sistematizado do conhecimento historicamente produzido. Mais recentemente, no âmbito da Educação, a maior parte dos estudos tem tematizado questões relativas à afetividade em interlocução com a Psicologia, a Psicanálise, a Biologia e a Neurologia, visando superar as dicotomias intelecto/afeto. Uma discussão que persiste nessa interlocução diz respeito aos modos de conceber e argumentar sobre a transformação ou passagem dos processos psíquicos humanos da ordem biológica para a ordem cultural. Neste panorama, coloca-se como objetivo deste projeto retomar a obra de Lev Seminovich Vigotski, enfocando, aprofundando e relacionando dois temas/conceitos que se mostram relevantes, mas adquirem nuances, ao longo de todo seu trabalho: significação e emoção.
Linha Pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2007/55504-2
Data Início Financiamento: 12/2007
Data Fim Financiamento: 02/2010
Valor do Financiamento: R$ 74.220,92
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-II
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Lavínia Lopes Salomão Magiolino( Participante )
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável )



Voltar