Relatório Carga Fapesp / 2007Emissão: 13/04/2009 21:06:04

DMM - DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS

Projeto Alterado
Nome Projeto: O MACHINIMA E A ARTE NA ERA DIGITAL: O JOGO ELETRONICO VAI AO CINEMA.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 09/2007
Ano Fim Projeto: 2009
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Este projeto propõe tomar como objeto de estudos um novo tipo de mídia digital, denominada Machinima. Do inglês machine (máquina) e animation (animação), Machinima é, conceitualmente, tanto um filme feito a partir de jogo eletrônico, quanto um processo de produção. A hibridização de mídias presente na arquitetura do Machinima constitui um novo processo criativo propiciado pelas ferramentas da tecnologia digital. Ao mesmo tempo, o Machinima pode ser pensado como um novo tipo de arte, que nasce dos sistemas híbridos e complexos que propiciam novas poéticas e que convergem para a estética da interatividade, da incorporação e da imersão, palavras-chave das produções artísticas que estão buscando tornar visível a articulação dos sujeitos com as linguagens maquínicas, próprias do nosso tempo. Assim, a partir das características arquiteturais e do funcionamento desse objeto que une arte e novas mídias, propõe-se investigar a articulação entre as novas tecnologias e a arte na nossa sociedade.
Linha Pesquisa:
Cultura Audiovisual e Mídia
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Mestrado MS
Nº Processo na Financiadora: 2007/52596-3
Data Início Financiamento: 09/2007
Data Fim Financiamento: 08/2009
Valor do Financiamento: R$ 33.422,40
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-MS-I
Órgãos
(IA) DMM - DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS [17.05.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Maíra Valencise Gregolin( Participante )
HERMES RENATO HILDEBRAND( Responsável )



Voltar