Relatório Carga Fapesp / 2006Emissão: 12/03/2007 21:26:22

DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Projeto Alterado
Nome Projeto: CONSTITUICAO DA REFLEXIVIDADE DOCENTE: INDICIOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COLETIVO.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 08/2006
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O professor é um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios que considera os mais adequados para atingir as metas desejadas. Tem sido realizado um trabalho entre universidade e escola pública desde o início de 2003. O estudo aqui proposto objetiva compreender o processo de reflexividade docente.. Para isto, buscar-se-á analisar, a partir do Paradigma Indiciário, diversos dispositivos produzidos ao longo dos anos letivos de 2003 a 2006: relatos de campo, áudio-gravações das reuniões, relatos das reuniões feitos pelos professores; redação de textos pelos professores. Se existe o objetivo de transformar a ação docente de modo que esta alcance o cotidiano escolar como algo histórico e socialmente determinado, há que se levar em consideração que o próprio educador deve ser formado de acordo com estas finalidades, a partir de uma proposta clara e bem definida de promoção da reflexividade coletiva e crítica.
Linha Pesquisa:
Ensino e Formação do Professor
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Auxílio Pesquisa
Nº Processo na Financiadora: 2006/53554-0
Data Início Financiamento: 08/2006
Data Fim Financiamento: 07/2007
Valor do Financiamento: R$ 5.687,50
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-PESQUISA
Órgãos
(FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO( Participante )
ANA MARIA FALCAO DE ARAGAO SADALLA( Responsável )



Voltar