Nome Projeto: | AS ORIENTACOES MOTIVACIONAIS DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. |
|
Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Em Andamento |
|
Data Início Projeto: | 05/2005 |
| Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
|
Descrição Projeto | A motivação tem se destacado como uma variável importante para se pensar a aprendizagem e o desempenho do aluno na escola, uma vez que as pesquisas têm apontado que um aluno motivado apresenta melhor desempenho se comparado aos demais (Weiner, 1979; Covington, 1992). No entanto, apesar do reconhecimento de sua importância no contexto educacional, raros são os estudos brasileiros sobre o tema. Tendo em vista a importância de conhecer mais acerca da motivação dos alunos brasileiros, este projeto pretende investigar as orientações motivacionais dos mesmos, bem como suas relações com o desempenho acadêmico ou as dificuldades de aprendizagem. Análises correlacionais e diferenças entre grupos serão investigas na tentativa de verificar se existem diferenças no desempenho dos alunos e se essas podem estar relacionadas a uma orientação motivacional intrínseca ou extrínseca. Com os resultados desse estudo espera-se obter melhores indicadores para se pensar o processo de ensino-aprendizagem.
| |
Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp |
|
Tipo do Financiamento: | Bolsa Iniciação Científica IC |
|
Nº Processo na Financiadora: | 2005/50115-2 |
| Data Início Financiamento: | 05/2005 |
|
Data Fim Financiamento: | 04/2006 |
| Valor do Financiamento: | R$ 4.158,00 |
|
Complemento do Tipo Financiamento: | BOLSA NO PAIS-IC |
|
|
|
Órgãos | (FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00] |
|
Equipes Projeto | Carla Helena Manzini( Participante ) |
Sue Ellen Lorenti Higa( Participante ) |
SELMA DE CASSIA MARTINELLI( Responsável ) |
|
|