Relatório Carga Fapesp / 2004Emissão: 10/05/2006 21:17:43

DECISE - DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO

Projeto Alterado
Nome Projeto: SAMBA DE RODA E RODA DE SAMBA: CULTURA POPULAR, RESISTENCIA ETNICO-CULTURAL E EDUCACAO NAO FORMAL.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 08/2004
Ano Fim Projeto: 2006
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Memória e Resistência Étnico Cultural: Trajetória do Samba no Interior Paulista.

Baseada em pesquisa anterior sobre a memória do Carnaval Popular Paulistano (Tese Doutorado/FFLCH-USP) estamos aprofundando a investigação sobre as origens do samba no interior do Estado de São Paulo, berço dos sambistas mais importantes da capital do estado na primeira metade do século passado.
Partindo da prática do jongo, realizada com frequência, a partir dos séculos XVIII e XIX, nas grandes fazendas de cana-de-açúcar e de café da região de Campinas, se pretende buscar a documentação histórica sobre a descida de significativo contingente de escravos crioulos do nordeste brasileiro, após 1850, que trariam um novo jeito de cantar e dançar o samba de roda para a região do entorno da cidade de Campinas.
Nossa hipótese é a de que Campinas, pelas condições econômicas, sociais e culturais da época foi o berço de uma manifestação típica que se tornaria famosa entre os praticantes das danças provenientes d
Linha Pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Mestrado MS
Nº Processo na Financiadora: 2004/06433-7
Data Início Financiamento: 08/2004
Data Fim Financiamento: 07/2006
Valor do Financiamento: R$ 27.759,60
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-MS-II
Órgãos
19.03.00.00.00.00.00 - DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO
Equipes Projeto
Eduardo Conegundes de Souza( Participante )
OLGA RODRIGUES DE MORAES VON SIMSON( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: DIFERENCA ETNICO-RACIAL E DOCENCIA: PRATICAS PEDAGOGICAS E POLITICAS DE FORMACAO DE PROFESSORES.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 09/2004
Ano Fim Projeto: 2007
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: DIFERENCA ETNICO-RACIAL E DOCENCIA: PRATICAS PEDAGOGICAS E POLITICAS DE FORMACAO DE PROFESSORES.
Linha Pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2004/05056-5
Data Início Financiamento: 09/2004
Data Fim Financiamento: 08/2007
Valor do Financiamento: R$ 86.275,80
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-II
Órgãos
19.03.00.00.00.00.00 - DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO
Equipes Projeto
Eva Aparecida da Silva( Participante )
NEUSA MARIA MENDES DE GUSMAO( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: TELMO HUMBERTO LAPA CARIA
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Concluído
Data Início Projeto: 04/2004
Ano Fim Projeto: 2004
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto: AUXILIO A VISITA PROFESSOR TELMO HUMBERTO LAPA CARIA
Linha Pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Auxilio prof visitante
Nº Processo na Financiadora: 2004/00465-4
Data Início Financiamento: 04/2004
Data Fim Financiamento: 04/2004
Valor do Financiamento: R$ 1.897,18
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-VISITANTE-EXTERIOR
Órgãos
19.03.00.00.00.00.00 - DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO
Equipes Projeto
NEUSA MARIA MENDES DE GUSMAO( Responsável )



Voltar