Você está em: - Página inicial - Notícias
 perguntas freqüêntes Noticias

   SIPEX homologado para ser utilizado no navegador Safari (2013)

O SIPEX foi homologado para ser utilizado no navegador Safari a partir da versão 5.x. Com isso, o sistema passa a ter 4 navegadores para a sua utilização: Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer e Safari.

   Trabalho de Conclusão na Graduação [Manutenção no campo "Autor(es)"] (2013)

Foi feito manutenção no campo "Autor(es)" da tela de cadastro de Trabalho de Conclusão na Graduação para que possa-se digitar até 255 caracteres.

   Disponibilização do formulário para o "Prêmio de Reconhecimento Docente ao Ensino de Graduação" (2013)

SIPEX disponibiliza sistema para gerar formulário para o "Prêmio de Reconhecimento Docente ao Ensino de Graduação". Este formulário foi criado com o objetivo de padronizar a inscrição dos docentes e agilizar o processo de premiação.

   Permissão de acesso ao SIPEX por Pesquisadores Colaboradores (2013)

Foi feito mantenção no sistema para permitir que Pesquisadores Colaboradores (que possuem matrícula UNICAMP) possam acessar o SIPEX.

   Tela Selecionar Eventos [melhorias feitas no mecanismo de busca] (2013)

Foram feitos melhorias no mecanismo de busca de eventos levando em consideração os termos digitados separadamente, obtendo uma variedade maior de resultados.

   Tela Selecionar Instituição com nova opção de busca (2013)

Melhoria no mecanismo de busca de instituições com a inclusão da opção consulta pelas "Iniciais do nome da instituição".

   Anuário de Pesquisa [Alteração de layout] (2013)

No Anuário de Pesquisa, o item "Projetos com financiamento" foi subdividido em 2 subitens: "Projetos Sediados na Unidade" e "Projetos em que a Unidade participa".

   Sigla da instituição [Alteração de tamanho] (2013)

O tamanho máximo da sigla da instituição foi alterado de 8 para 15 caracteres.

   Outras Atuações de Assessoria Acadêmica: inclusão da natureza "Revisor de Periódicos" (2013)

Foram feitas manutenções no SIPEX para tratar o cadastro e manutenção, bem como a importação do Lattes de atividades do tipo "Revisor de Periódicos". Uma vez cadastradas ou importadas no SIPEX, estas atividades serão consideradas nos relatórios existentes no sistema conforme descritos abaixo:

1.  Relatório Periódico de Atividades (Antigo Trienal)

Esta atividade será exibida no item 3.9.1 (Arbitragem de artigos)

2.  Informações Curriculares do Pesquisador na UNICAMP

Esta atividade será exibida no item "Atividades de extensão e serviço à comunidade" => "Arbitragem de artigos"

3.  Relatório de Avaliação Institucional (Quinquenal Órgão)

Esta atividade será exibida no item 4.6 (Atividades como árbitro/editor de periódicos científicos, educacionais, culturais ou artísticos, nacionais ou estrangeiras, ou como membro do corpo editorial)

   Relatório de Atividades em formato "pdf" (2012)

O Relatório de Atividades agora está sendo gerado em formato "pdf".

   Relatório de Atividades listando "Artigos Publicados" em formato bibliográfico (2012)

Foi implementada a opção para gerar Relatório de Atividades com Artigos Publicados em formato bibliográfico.

   Carga FAPESP: importação de projetos do tipo "Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa" (2012)

Manutenção feita na Carga FAPESP para importar projetos do tipo "Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa".
Os projetos FAPESP serão importados para o SIPEX conforme descrito abaixo:

1.  Tipo de projeto: Pesquisa Básica

2.  Tipo do financiamento: Bolsa Pos Doutorado Exter PD


   Implementação do campo "suplemento" do projeto (2012)

Inserção do campo "suplemento" do projeto. Esse campo tem as seguintes características:

1.  Ele aparece na tela somente se o projeto for Fapesp (originado da carga Fapesp);

2.  O preenchimento é opcional;

2.  Se preenchido, ele aparece nos relatórios junto ao título original, entre parênteses. Desta forma, o usuário pode acrescentar uma observação para diferenciar as várias ocorrências de mesmo título. Já para os demais projetos (aqueles não advindos da carga FAPESP), essa alteração não altera nada, pois o título é informado via SIPEX e é de texto livre.


   Relatório de Patentes e Programas de Computador incluídos manualmente no SIPEX (2012)

Criação da tela que exibe a lista de Patentes e Programas de Computador incluídos manualmente no Sipex para consulta no menu Inova. Há também a possibilidade da geração de relatório em formato PDF com a listagem da tela em forma detalhada.

   Cadastro e manutenção de Patentes e Programas de Computador Registrado (2012)

Foram feitas manutenções nas telas de inclusão/alteração de Patentes e Programas de Computador Registrado conforme descritas abaixo:

1.  Alteração nas telas de inclusão e alteração de patentes para permitir digitar nomes de orgão de registro de patentes com até 256 caracteres;

2.  Alteração nas telas de inclusão e alteração de programa de computador registrado para permitir digitar nomes de orgão de registro com até 256 caracteres.


   Opção para considerar vínculos de artigos à projetos concluídos antes do Ano Base CAPES atual (2012)

Foi implementada a opção para "considerar vínculos de artigos à projetos concluídos antes do Ano Base CAPES atual" nas telas de "Solicitação de Relatório de Conferência" e "Solicitação de Geração de Arquivo Específico".

Com esta opção, os vínculos de artigos aos projetos na situação de "concluídos antes do ano base CAPES atual" serão considerados, ou seja, estes vínculos serão exibidos nos relatórios de conferência e serão carregados nos arquivos específicos. Obs.: Lembramos que os vínculos serão mantidos conforme recomendações feitas pela Equipe do Coleta de Dados.

Para mais informações acessar o link abaixo:
=> http://www.unicamp.br/sipex/help/vinculoArtigoComProjetoConcluidoAntesDoAnoBaseCapesAtual.html

   Melhorias feitas nas telas de Identificação de Pesquisadores Externos ao Sipex e Lista de Pesquisadores Sipex Semelhantes ao Pesquisador Externo (2011)

Foram feitas melhorias e implementadas novas funcionalidades nas telas de Identificação de Pesquisadores Externos ao Sipex e Lista de Pesquisadores Sipex Semelhantes ao Pesquisador Externo.

Identificação de Pesquisadores Externos ao Sipex

1.  Revisão na interface da tela e substituição dos links por botões. O botão "Aqui" para consultar um pesquisador Externo e o "Limpar" para limpar o filtro de pesquisa;

2.  Colocação de paginação na tela com 25 nomes por página. O mecanismo de paginação está melhor e padronizado com o Sipex.


Lista de Pesquisadores Sipex Semelhantes ao Pesquisador Externo

1.  Revisão na interface da tela;

2.  Inserção de três opções de busca pelo pesquisador correspondente no Sipex:

2.1  Por inicial do primeiro nome e sobrenome, é a opção padrão da tela, o Sipex exibirá a lista dos pesquisadores semelhantes ao procurado a partir da letra inicial do primeiro nome e o sobrenome;

2.2  Iniciais do Nome (limite de 3 nomes), nesta opção a lista dos pesquisadores semelhantes ao procurado é exibida a partir das letras iniciais do nome completo, com o limite de três nomes na busca;

2.3  Busca mais detalhada ou inclusão, se não houver um pesquisador correspondente na lista, pode-se fazer a busca ou cadastro do pesquisador selecionando esta opção.

3.  Colocação de paginação na tela com 25 nomes por página. O mecanismo de paginação está melhor e padronizado com o Sipex.

   Melhorias e novas funcionalidades implementadas na tela de "Unificação de Pesquisadores" (2011)

Foram feitas melhorias e implementadas novas funcionalidades na tela de "Unificação de Pesquisadores".

1.  Criação da nova opção de busca "Iniciais do Nome" com limite de três nomes. O sistema recupera os pesquisadores com as iniciais do nome semelhantes as do nome informado para pesquisa;

2.  Colocação de paginação na tela com 25 nomes por página. A lista com os pesquisadores selecionados na busca é exibida por completo e não mais limitado a 100 nomes;

3.  Opção para detalhamento das informações dos pesquisadores exibidos na lista;

4.  Substituição da coluna "Data de nascimento" por "Órgão" de lotação na lista de pesquisadores para facilitar a validação do mesmo durante o procedimento de unificação.

   Opção de download e envio por e-mail dos Relatórios de Conferência CAPES (2011)

Foram implementadas novas funcionalidades nas telas de solicitação dos Relatórios de Conferência CAPES e Geração de Arquivos Específicos.

1.  Os relatórios gerados a partir de hoje (29/06) ficarão disponíveis para download (sempre o último relatório gerado de cada Programa CAPES);

2.  No momento da solicitação, o usuário poderá optar por:

  • Receber os relatórios via e-mail
  • Solicitar a impressão dos relatórios para posteriormente retirá-los no CCUEC
Obs.: A impressão dos Relatórios de Conferência CAPES agora é opcional. Caso queira a impressão dos relatórios, o usuário deverá marcar a opção de "impressão"

   Nova Funcionalidade - Identificação Órgão SIPEX com WoS (2011)

Informamos a inclusão de uma nova funcionalidade no SIPEX para melhorar o processo de importação de produções originadas do WoS. É a tela de Identificação de Órgãos Externos ao SIPEX que fica no menu produtos (opções: CAPES/Lattes - WoS => Web of Science => Identificação de Órgãos Externos ao SIPEX). Nela há duas abas, "Órgãos a identificar" e "Órgãos já identificados", que contem listas com órgãos externos que já estão identificados ou não no SIPEX. O usuário pode identificar e/ou desindentificar os órgãos. Cada órgão externo deve estar identificado a um órgão SIPEX, por conseqüência a importação manual no SIPEX irá melhorar e o processo automático será mais preciso. Para mais informações consultar o link Orientações do SIPEX.

   Implementação dos "Indicadores de Produção do Pesquisador (Citações)" no SIPEX (2011)

Foi implementado no SIPEX, na tela de manutenção de pesquisadores o item "Indicadores de Produção do Pesquisador (Citações)". A medida das citações em bases bibliográficas é um instrumento importante para medição da relevância de um pesquisador. Nestas bases os artigos dos pesquisadores são cadastrados, bem como as citações destes artigos, o que mostra o quão produtivo é o pesquisador e o quanto ele é citado por outros.

Para inserir os "Indicadores de Produção do Pesquisador (Citações)", acessar o Portal do SIPEX e selecionar as opções:
1. "Acesso ao sistema" => "Manutenção de Dados"
2. No menu "Manutenção de Dados", selecionar o item "Pesquisador" => "Manutenção"
3. Na tela de "Selecionar Pesquisador", clicar no ícone ("alteração") para alterar os dados de um pesquisador
4. Na tela de alteração de pesquisadores, inserir os indicadores.

Para mais informações, acessar a opção "Orientações" do SIPEX em Preenchimento => Pesquisador => Manutenção e procurar pelo item "Indicadores de Produção do Pesquisador (Citações)"

Pode ser cadastrada para cada pesquisador os índices em 3 das bases mais relevantes: Web of Science, Scielo e Scopus. Também existe a possibilidade de se registrar uma quarta base, o que é especialmente útil no caso de bases de áreas específicas.

Nos "Produtos SIPEX", estas informações serão exibidas no "Informações Curriculares do Pesquisador na UNICAMP".

   Novo módulo (Premiações) e novas funcionalidades [Outras Atuações e Orientação/Supervisão na Unicamp(exceto mestrado e doutorado)] (2009)

  • 1. Premiações (módulo novo)
  • 2. Outras Atuações - Atividades de Assessoria Acadêmica (novas funcionalidades)
  • 3. Orientação/Supervisão na Unicamp(exceto mestrado e doutorado) (novas funcionalidades)
1. Premiações

As premiações no SIPEX somente poderiam ser lançadas em produções. Agora é possível lançar premiações em projetos, teses e premiações recebidas individualmente por um pesquisador SIPEX.


Todos os prêmios associados a um pesquisador SIPEX (prêmios individuais, produções, projetos e teses premiados que o mesmo tenha participado) podem ser visualizados acessando a tela "Selecionar Premiação" que encontra-se no SIPEX selecionando os seguintes itens de menu:

=> Acesso ao sistema => Manutenção de Dados => Dados Complementares => Prêmios recebidos por pesquisadores


Observação 1

  • Os prêmios recebidos individualmente pelo pesquisador devem ser cadastrados a partir da tela "Selecionar Premiação", selecionando a opção "Incluir"
  • Os prêmios recebidos por projetos, produções e teses acadêmicas onde o pesquisador tem participação devem ser cadastradas nas próprias telas de cadastro/alteração de projetos, produções e teses acadêmicas

Observação 2
Para cadastrar uma premiação, serão solicitadas as seguintes informações:

  • Nome do prêmio (obrigatório)
  • Entidade promotora
  • Ano da Premiação (obrigatório)


1.1 Premiações recebidas (individualmente) por um pesquisador SIPEX

É possível cadastrar ou importar do Lattes as premiações recebidas (individualmente).


1.1.1 Para cadastrar premiações recebidas por um pesquisador SIPEX, acessar o Portal do SIPEX e selecionar os seguintes itens de menu: => Acesso ao sistema => Manutenção de Dados => Dados Complementares => Prêmios recebidos por pesquisadores


1.1.2 Para importar premiações do Lattes, acessar o Portal do SIPEX e selecionar os seguintes itens de menu: => Acesso ao sistema => CAPES, Lattes e WoS => Lattes => Importação de dados do Lattes para Sipex Caso não tenha feito ainda, selecionar um pesquisador e na tela "Selecionar Itens a Importar " do Lattes, acessar a aba "Dados Complementares", procurar pelas premiações e selecionar a opção "Importar com Valores Validados"


1.2 Produções premiadas

As produções premiadas já eram tratadas no SIPEX. A mudança está no formato como as premiações devem ser lançadas, conforme descritas no início deste item (Ver Observação 2).


1.3 Projetos premiados

Para cadastrar premiações em projetos, acessar o Portal do SIPEX e selecionar os seguintes itens de menu:

=> Acesso ao sistema => Manutenção de Dados => Pesquisa => Projeto


Na tela de "Selecionar Projetos", selecionar um projeto para alterar ou incluir e na tela de "Inclusão/Alteração de Projetos", selecionar a opção "Incluir na Lista" do item "Premiação"


1.4 Teses acadêmicas premiadas

Para cadastrar premiações em teses acadêmicas, acessar o Portal do SIPEX e selecionar os itens de menu:

=> Acesso ao sistema => Manutenção de Dados => Outros => Dados Complementares


Na tela de "Selecionar Teses", selecionar uma tese para alterar e na tela de "Complementação de Dados de Tese Acadêmica", selecionar a opção "Incluir na Lista" do item "Premiação"


2. Outras Atuações - Atividades de Assessoria Acadêmica

2.1 Campo "Complementação da Atividade"

Foi criado o campo "Complementação da Atividade" nas telas de inclusão/alteração de "Atividades de Assessoria Acadêmica" para as atividades dos tipos "Coordenador de Área", "Membro de Comitê Assessor", "Assessor Ad Hoc", "Consultor Ad Hoc", "Assessoria a Órgãos Públicos" e "Consultoria a Órgãos Públicos"


Exemplo:

Usuários que queiram cadastrar atividades do tipo "Assessor Ad Hoc" com vínculo a programas ou fundos como FAEPEX, devem cadastrar estas atividades como "Assessoria a Órgãos Públicos", vincular instituição como sendo "UNICAMP" e órgão como sendo "PRP" e colocar no complemento a descrição "FAEPEX". Assim esta atividade será exibida no item 3.3 do Relatório Periódico de Atividades.


2.2 Data de início e fim de atividade

Foi implementada na tela de inclusão/alteração de "Atividades de Assessoria Acadêmica" para o tipo "Árbitro de Artigos" a data de início e fim desta atividade


3. Orientação/Supervisão na Unicamp(exceto mestrado e doutorado)

3.1 Tipo Orientação/Supervisão: Estágio

Foi implementada na tela de inclusão/alteração de "Orientação/Supervisão na Unicamp(exceto mestrado e doutorado)" o tipo de Orientação/Supervisão "Estágio"


3.2 Conversão de agências financiadoras

As agências financiadoras abaixo descritas foram convertidas:

  • PED I => PED B
  • PED II => PED C

3.3 "PED A"

Foi criada a agência financiadora "PED A"



   Importação de informações bibliográficas da base de dados do Web of Science (2008)

Desde 02/09/2008 o SIPEX conta com o processo de importação de informações bibliográficas das bases de dados do Web of Science. O Web of Science é um portal que agrega bases de dados multidisciplinares. O Web of Science indexa os registros de artigos nas diferentes áreas científicas, desde início do século XX, publicados nas mais relevantes revistas científicas do meio acadêmico internacional. O produto desenvolvido possibilita a integração do Web of Science com a base de dados de pesquisa e extensão da Unicamp, tornando assim o SIPEX uma base de dados cada vez mais completa e atualizada. Os usuários do SIPEX também se beneficiarão com o uso dessa nova ferramenta. A obtenção dos dados das publicações, antes feita pelos próprios usuários, agora será realizada periodicamente pelo sistema. Os dados poderão ser acessados pelos usuários a qualquer momento, revisados e importados com facilidade. O sistema tem novidades como a reutilização de conteúdo já revisado, diminuindo a necessidade de confirmação das informações, e a importação com valores "default", a critério do usuário.

   Recuperação da comunicação com o sistema Lattes (2007)

Comunicamos que o processo de transferência de dados da base Lattes para o SIPEX encontra-se em funcionamento. A prioridade inicial foi a de recuperar a comunicação entre as duas bases de dados, embora algumas pequenas melhorias tenham sido incluídas no sistema. Em uma próxima etapa, pretende-se tornar o sistema semi-inteligente, permitindo a importação de dados com opções de transferências mais rápidas e sem necessidade de confirmações em todos os campos atualmente exigidos. Esta segunda fase dependerá de um trabalho de padronização de informações, da colaboração das Unidades e demandará um esforço considerável que será útil também para a importação de informações provenientes de bases como o Web of Science, projeto este que está em andamento.

   Novas Atribuições e Novos Membros do Grupo Gestor do SIPEX (2006)

   Novo Trienal - Módulo 4 - Produção Técnica (2006)

Desde o dia 18/02/2006 está implantado no Sistema SIPEX o projeto Novo Trienal - Módulo 4 - Produção Técnica, sob a responsabilidade do CCUEC área DDS / DASER.

A duração foi de aproximadamente 7 meses, com a liderança de Mauricio de Freitas,tendo a participação dos técnicos da DASER Edmar, Neile e estagiários Thiago,Stefania; do DBA Valdir e do AD Silvio.

Todos os produtos do SIPEX foram adequados (Trienal do docente, Manutenção de Dados, Consultas Públicas, Anuário de Pesquisa, Avaliação Institucional,Relatório de Atividades, Fapesp, Capes e Lattes).

  • As principais mudanças:
    • Captação de Patentes e Registros efetuados pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova):
      • Tem por objetivo alimentar o SIPEX com os dados das patentes e registros feitos pela Unicamp através da agência de Inovação (Inova), dispensando os usuários de utilizar o sistema SIPEX para incluir essas informações.
    • Captação de Patentes através da nova Produção Técnica Patentes e Registros.
      • Tem por objetivo informar no SIPEX as patentes e registros que não foram feitas pela Unicamp. Possibilita, além disso, complementar dados das patentes feitas pela Unicamp.
    • Captação de softwares registrados através da nova Produção Técnica Programa de Computador Registrado.
      • Tem por objetivo informar no SIPEX os programas registrados que não foram feitos pela Unicamp. Possibilita, além disso, complementar dados dos registros feitos pela Unicamp.
    • Produções Técnicas Desenvolvimento de Produtos, Desenvolvimento de Técnicas e Desenvolvimento de Aplicativos:
      • Permite relacionar a essas produções as patentes ou programas de computador registrados desde que tenham sido préviamente cadastrados.
    • Produção Técnica Programa de Rádio e TV, Jornais e Revistas:
      • A produção técnica "Programa de Rádio e TV" teve o nome alterado para "Programa de Rádio, TV, Jornais e Revistas".
      • O usuário deverá selecionar o tipo rádio, TV, jornal ou revista.
      • A natureza "Mesa Redonda" só podera ser selecionada quando os tipos forem rádio ou TV.
      • A duração só podera ser informada quando os tipos forem rádio ou TV.
    • Produção Técnica Editoria:
      • Permite informar o periódico quando a editoria tiver a natureza "periódico".
    • No Trienal do docente, alterações nos itens:
      • 1.2.13 - Desenvolvimento ou geração de trabalhos técnicos
      • 1.2.15 - Elaboração de material de apoio relacionado com a pesquisa
      • 1.2.16 - Patentes e registros requeridos ou concedidos no período
      • 1.2.17 - Relatórios Técnicos
      • 1.5 - Organização de eventos científicos, culturais e artísticos e cursos de curta duração
      • 2.6 - Elaboração de material de apoio didático
      • 3.10 - Atividade Assistencial

Parabéns a todos os envolvidos no desenvolver deste projeto.
Equipe Sipex.

Topo da página

   Novo Trienal - Módulo 3 (2005)

Desde o dia 03/06/2005 está implantado no Sistema SIPEX o projeto Novo Trienal - Módulo 3 - Eventos, sob a responsabilidade do CCUEC área DDS / DASER.

A duração foi de aproximadamente 3,5 meses, com a liderança de Edmilson Bellini Chiavegatto,tendo a participação dos técnicos da DASER Edmar, Maurício e estagiários Thiago,Renato; dos DBA´s Ronie e Carlos e do AD Silvio.O SIPEX necessitou adequar todos seus produtos (Trienal do docente, Manutenção de Dados, Consultas Públicas, Anuário de Pesquisa, Avaliação Institucional,Relatório de Atividades, Fapesp, Capes e Lattes).

  • As principais mudanças:
    • Captação de Ministrar Palestra (Palestra, Conferência, Mesa-Redonda, Seminário) como uma nova Produção Técnica.
    • Captação de complementação de Formação Acadêmica:
      • Tem por objetivo permitir ao docente que sua formação acadêmica (cadastramento de responsabilidade da Secretaria Geral) seja complementada com dados do tipo "nome do orientador, nome da tese,agência que lhe forneceu a bolsa". Com isto, tais dados poderão ser exportados para o Lattes e deste para o sistema SAGE da Fapesp, por exemplo;
    • Captação da figura "Membro de Comissão" em Participação em Evento Sem Apresentaçãode Trabalho.
    • Participação em Evento sem Apresentação de Trabalho:
      • O tipo Organizador de Sessão Técnica: convertido para "Produção Técnica - Organizar Evento" - natureza Organização e Tipo da Atividade = "Organizador de Sessão Técnica.
      • O tipo Organizador de Mesa Redonda: convertido para "Produção Técnica - Organizar Evento" - natureza Organização e Tipo da Atividade = "Organizador de Mesa Redonda".
      • O tipo Palestra: convertido para "Produção Técnica - Ministrar Palestras"
    • Em Produção Técnica - Ministrar Curso, o campo "número de semanas" passou a ser "número de horas" e as produções deste tipo que já estavam cadastradas tiveram esta informação convertidos para horas.
    • Em Produção Técnica - Organizar Evento, foi criado um campo "tipo da atividade" delivre digitação. Como exemplo de conteúdo poderá ser : "Presidente do Congresso, Organizador de Sessão Técnica, Organizador de Mesa Redonda, etc.}". Inicialmente virá com o conteúdo "Não Informado".
    • Em Produção Técnica - Organizar Evento, foi criado um campo "tipo da atividade" delivre digitação. Como exemplo de conteúdo poderá ser : "Presidente do Congresso, Organizador de Sessão Técnica, Organizador de Mesa Redonda, etc.}". Inicialmente virá com o conteúdo "Não Informado".
    • NoTrienal do docente, alterações nos itens:
      • 1.2.6 - Participações em eventos científicos internacionais
      • 1.2.7 - Participações em eventos científicos nacionais
      • 1.6 - Seminários, palestras, conferências e mesas redondas proferidas em instituições
      • 2.7- Organização de eventos científicos, culturais e artísticos, vinculados ao ensino

Parabéns a todos os envolvidos no desenvolver deste projeto.
Equipe Sipex.

Topo da página

   Novo Trienal - Módulo 2 - Outras Atuações (2005)

Desde o dia 23/02/2005 está implantado no Sistema SIPEX o projeto Novo Trienal - Módulo 2, sob a responsabilidade do CCUEC área DDS / DASER.

A duração foi de aproximadamente 3,5 meses, com a liderança de Edmar Yassuo Misuta,tendo a participação dos técnicos da DASER Edmilson, Maurício e estags Daniel, Thiago,Renato e Rodrigo; dos DBA´s Carlos e Ronie e dos AD´s Silvio e Tereza.Teve como objetivo implantar em todos os produtos do SIPEX (Trienal do docente, Manutenção de Dados, Consultas Públicas, Anuário de Pesquisa, Avaliação Institucional,Relatório de Atividades, Fapesp, Capes e Lattes) mudanças referentes à entrada da Captaçãode dados de Outras Atuações – Atividades Administrativas e Outras Atuações – Atividades deAssessoria Acadêmica).

Mais Informações quanto à captação destas 2 atividades:

Atividades Administrativas
Atividades de Assessoria Acadêmica
Trienal do docente (itens 3.2, 3.3, 3.4, 3.7, 3.8, 3.9, 4.1, 4.2, 4.3, 4.4)
Avaliação Institucional (itens 4.1, 4.2, 4.3, 4.6, 5.1, 5.2, 5.3, 5.4)
Produção Técnica - Serviços
Lattes X Sipex
Sipex X Lattes

Esperamos que todos os usuários fiquem satisfeitos com a entrada deste módulo e sempre tenham em mente que a preocupação com a qualidade da Captação, facilidade de uso e entendimento das informações estão sempre na mente de nossa equipe.

Parabéns a todos os técnicos envolvidos no desenvolver deste projeto.
Equipe Sipex.

Topo da página

   Cadastramento de Produção Técnica - Participação em Evento Com Apresentação de Trabalho e Produção Bibliográfica - Anais (2004)

Tanto em Anais como em Participação com Trabalho é possível cadastrar as duas produções de uma só vez, facilitando assim a inclusão de ambas. Note que este processo se restringe a Inclusão da produção, sendo que para Alteração e Exclusão tal processo deverá ser feito individualmente para cada produção cadastrada.

   Trienal (2004)

O processo de geração do Trienal foi reformulado e o mesmo passa a dar uma resposta mais rápida à solicitação feita pelo usuário, sendo que sua geração demora em média 1 minuto, exceto em dias de pico de solicitações de trienal. Antes, a média era de no mínimo 30 minutos. Na tela de solicitação, há a opção de ir acompanhamento o status (situação) do pedido através do botão "Atualizar Tela".

   Obrigatoriedade de campos em Produção Bibliográfica - Artigo (2004)

Na Inclusão / Alteração de uma produção bibliográfica "Artigo", quando o mesmo estiver com o status de "Aceito" não mais será obrigatório a digitação dos campos volume, páginas inicial e final. Ao ser passada para o status de "Publicado", tais campos permanecem com a obrigatoriedade requerida.

   Performance Cadastramento de Produções (2004)

O processo de cadastramento de uma produção fora melhorado no que diz respeito a performance (velocidade). Após a inclusão/alteração de uma produção, ao se retornar para a tela de exibição das produções de um pesquisador, havia uma certa demora principalmente associada a lentidão do tráfego de rede da Internet ou número de produções daquele pesquisador. Este problema foi sanado.

   CAPES (2004)

Encontra-se disponível para 2004 as solicitações de relatórios de conferência Capes. Em virtude da Capes ainda não ter disponibilizado para o SIPEX os arquivos iniciais de 2004 de todos os Programas da Unicamp, estaremos disponibilizando todos os relatórios exceto os de Aluno Egressado e Disciplinas, pois estes dados parcialmente ou total vem diretamente da Capes.

   Avaliação Institucional (2004)

Já se encontra disponível na página principal do SIPEX um link para a Avaliação Institucional. Esta aplicação permite que sejam solicitados arquivos de conferência com os dados que farão parte da Avaliação Institucional. O arquivo será similar ao Trienal do docente, só que com a abrangência de Unidade e Colégio Técnico

Na página principal do Sipex, em "Orientações / Preenchimento / Avaliação Institucional" existem informações gerais e técnicas quanto ao processo como um todo !!!
*** É muito importante que estas orientações sejam lidas na íntegra !!!

Provisoriamente, para eventuais acertos em informações vindas da DAC, tais como Disciplinas e Orientações de Teses de Mestrado e Doutorado, entrar em contato com Silvio : ssouzaii@unicamp.br

   Produções/Projetos Semelhantes (2004)

Em cada uma dos tipos de produções e em projetos, no momento da inclusão ou alteração, baseado no nome da produção ou do projeto, é possível que se verifique se existem produções/ projetos similares ao que se esta digitando. O objetivo disto é que se evitem duplicidades de cadastramento das informações, bastando para isto uma simples verificação por parte do usuário.

   Tese Acadêmica (2004)

a) Nova Consulta pública de Tese Acadêmica na Unicamp. Acessada a partir da página principal do SIPEX (Consultas/Tese Acadêmica na Unicamp), a mesma oferece uma rápida resposta e amplas maneiras de se fazer esta consulta, tais como:
  • Título da tese, ra, nome do autor E/OU
  • Órgão, orientador, curso Unicamp;
  • Período desejado
O Resultado desta consulta é uma lista de Teses, representadas por (orientando + título da Tese + data de defesa + orientador), sendo possível :
  • detalhar a tese desejada;
  • Ordenar a lista por Autor, RA, Curso Unicamp, Tipo, Título, Data defesa, Orientador
b) Ao se vincular, por exemplo, uma Tese Acadêmica a uma produção, a tela em que se busca a tese foi reformulada para que fosse similar a busca da tese acadêmica da consulta pública, com a diferença que é possível selecioná-la, além de detalhá-la.

   Produção (2004)

Nova Consulta pública de Produção (Artística, Científica e Tecnológica). Acessada a partir da página principal do SIPEX (Consultas/Produção (Artística, Científica e Tecnológica), a mesma oferece uma rápida resposta e amplas maneiras de se fazer esta consulta, tais como:
  • Título/parte do título da produção E/OU
  • Órgão, Pesquisador E/OU
  • Período desejado.
  • Tipos de Produção;

O Resultado desta consulta é uma lista de Produções, representadas por (data de conclusão + título da Produção), sendo possível:
  • detalhar a produção desejada;

   Currículo do pesquisador

Passaram a ser listadas as orientações de mestrado e doutorado;

Texto explicativo de como fazer para que seja inserido um link numa página pessoal (Home-Page) que aponte para o Currículo Completo do Sipex;

   Pesquisador (2004)

Permite a busca de pesquisadores por tipo de pesquisador e dos docentes de um órgão a ser escolhido pelo usuário.

   Linha de pesquisa (2004)

Na Consulta pública de linha de pesquisa, ao selecionar uma linha, é possível visualizar as produções e os projetos vinculados a mesma;

   Projeto (2004)

Tanto na consulta pública, como na Manutenção de Dados, permite a busca de projetos por linha de pesquisa ou por órgão.

   Anuário 2003 (2004)

Melhoria na apresentação dos dados do anuário, bem como nas informações que nele estão contidas.

   Melhorias no processo de carga dos dados do SIPEX para a CAPES 2003 (2003)

  • 97% dos dados da Coleta passam a ser preenchidos automaticamente pelo Sipex;
  • Foram criados 3 novos relatórios de conferência, que indicam para uma determinada unidade, quais dos itens abaixo não possuem vínculos a Programas Capes. A intensão é que o usuário Capes os verifique e, se julgar necessário, faça o vínculo ao Programa Capes desejado. A saber:
    • Linhas sem Programa Capes
    • Projetos sem Programa Capes
    • Produções sem Programa Capes
  • Foi criada no SIPEX a consulta pública de Credenciados Capes, na qual através da digitação de um órgão Unicamp ou de um Programa Capes desejado, pode-se obter os docentes (UNICAMP ou Colaboradores) credenciados para um determinado Ano;
  • Nos relatórios de Docentes Unicamp e Docentes Colaboradores, para cada docente listado, foi feita a contagem dos seguintes itens :
    • números de orientandos de mestrado, mestrado profissional e doutorado;
    • números de coorientandos de mestrado, mestrado profissional e doutorado;
    • na Graduação, o número de orientandos de projeto final, iniciação científica e outros;
  • Permitir que em projeto, o usuário possa optar entre listar ou não os alunos participantes dos mesmos e não simplesmente contabilizá-los numericamente;
  • A geração definitiva, pelo CCUEC, do arquivo do Programa Capes desejado, pode ser feita através da tela do SIPEX "Solicitação dos relatórios de conferência Capes", fazendo com que seja enviado automaticamente um email ao responsável SIPEX (informando username web, programa Capes desejado e email de retorno) para que gere o arquivo;
  • A tela de "Solicitação dos relatórios de conferência Capes" foi reformulada a fim de que a mesma fosse mais organizada, auto-explicativa e fácil de se usar;
  • O processo interno de geração do arquivo Capes pelo Responsável SIPEX se tornou bem mais simplificado, pois fora automatizado vários dos passos que eram realizados manualmente;

Topo da página

   Integração SIPE/CAPES (2003)

   Informações: Procedimentos e Regras

   Currículo do Pesquisador (2003)

Foram implementadas melhorias na consulta currículo de pesquisador : novos itens  estão sendo listados (p.ex: projetos, linhas
de pesquisa, atividades administrativas etc), está sendo listado um quadro com totalização de produções e pesquisa, e o novo
lay-out permite a navegação entre as diversas partes currículo.

   Produção (2003)

Produções onde o evento é obrigatório no Sipex, mas estão sem evento vinculado. Se forem exportadas para o Lattes, ocorrerá problema nesta exportação.

   Integração SIPEX/Lattes e Lattes/SIPEX (2003)

   Melhorias realizadas (2002)

Foram feitas alterações na segurança do sistema SIPEX, permitindo que alunos de pós-graduação possam incluir suas produções.

Foram feitas mudanças no sistema SIPEX visando facilitar a inserção de dados no mesmo. Além de uma alteração geral na apresentação dos menus e das informações nas telas, foram implementadas as seguintes melhorias:
  • Após a inclusão de pesquisador, evento ou instituição, o item incluído aparece automaticamente para poder ser selecionado na tela.
  • No cadastro de produção, ao associar linhas ou grupos de pesquisa, já está sendo mostrado as linhas ou grupos de pesquisa do órgão do pesquisador selecionado, caso o mesmo seja funcionário Unicamp. A opção de busca, não foi eliminada.
  • Em produção e projeto, estamos permitindo a seleção de múltiplos grupos de pesquisa, simultaneamente.
  • Na inclusão de participantes em produções estamos trazendo a lista dos pesquisadores que já participaram de produções com o pesquisador selecionado. A opção de busca, não foi eliminada. Idem para projetos.
  • Em projetos, estamos exibindo, para seleção, os projetos em andamento e/ou projetos concluídos no ano anterior. A opção de busca, não foi eliminada.
  • Foi implementada alteração na tela de seleção de Área de Conhecimento: As áreas existentes estão sendo apresentadas de maneira diferente. Ver explicação de uso na tela.
  • Na Complementação de Tese Acadêmica foi incluída a opção de localização da Tese através do RA do aluno.
  • Foi alterada a tela de seleção de programa Capes. Quando um programa é selecionado, somente são exibidas as áreas de concentração referentes ao mesmo.
  • O sistema só apresentará para o usuário autorizado selecionar, os pesquisadores docentes de seu órgão. Para os demais tipos de pesquisadores a seleção continua a mesma.
  • Em projetos e produções técnicas estamos exibindo automaticamente as 10 instituições mais utilizadas. A opção de busca, não foi eliminada.

Topo da página



No caso de dúvidas, enviar mail para duvsipex@ccuec.unicamp.br



Logo sipex