1. Acesso aos módulos: Manutenção de Dados, Relatório Períodico de Atividades, Relatório / Consulta de Atividades, CAPES, Lattes e WoS e Formulário Prêmio Docente Graduação

Para ter acesso aos módulos acima descritos é necessário:

  1. Possuir um Usuário Unicamp (ver detalhes no item 1.1);
  2. Ser um “Usuário autorizado a utilizar o SIPEX de uma unidade/departamento” (ver detalhes no item 1.2) ou ser um “Pesquisador cadastrado no SIPEX” (ver detalhes no item 1.3).

1.1 Usuário Unicamp
Caso não tenha ou esteja tendo dúvidas/problemas na utilização do Usuário Unicamp, procure o representante de usuários de sua unidade. Para verificar a lista de representantes de usuários, acessar o “Portal do Sistema de Senha Única e Permissões” e no menu lateral “CONSULTAS”, selecionar o item Lista de Representantes.

1.2 Usuário autorizado a utilizar o sistema de uma unidade/departamento
“Usuários autorizados”
são usuários com autorização para manter os dados do SIPEX de uma unidade e/ou departamento mediante autorização do diretor da unidade ou chefe de departamento. Para que esta autorização seja concedida, o usuário em questão, conforme Portaria Interna CITIC/CGU – 02/2019, de 27 de agosto de 2019, deverá encaminhar via e-mail um ofício digitalizado do diretor da unidade ou chefe do departamento aos cuidados de Edmar Yassuo Misuta (Coordenador de Serviço de Sistemas – DSIS/CCUEC). Este ofício digitalizado deverá ser encaminhado ao e-mail “expedienteccuec@unicamp.br” conforme disposto no Art. 3º – Item II e também atender ao que foi disposto nos Artigos 4º e 5º da referida portaria:

  • Art. 4º É obrigatório que o solicitante use sua conta de e-mail institucional Unicamp.
  • Art. 5º Todos os e-mails, solicitações e respostas deverão estar copiados para o e-mail institucional Unicamp do dirigente da unidade/órgão solicitante, para fins de anuência.

O ofício em questão ainda deve conter os dados abaixo descritos referentes ao usuário a quem será concedida autorização:

  • Matrícula;
  • Nome completo;
  • Ramal;
  • E-mail;
  • Vínculo (UNICAMP ou Funcamp);
  • Indicar se o acesso será para um determinado departamento (informar qual?) ou para a unidade como um todo
    Caso haja uma revogação, ou seja, se este usuário estiver substituindo um outro, informar a matrícula, nome completo e e-mail de quem deveremos descredenciar do SIPEX.

1.3 Pesquisador cadastrado no SIPEX
Os pesquisadores dos tipos Docentes, Discentes de Pós-Graduação (regularmente matriculados nos seguintes cursos: mestrado acadêmico, mestrado profissional, doutorado e residência médica), Docentes colaboradores, Pesquisadores colaboradores e Pesquisadores PQ tem permissão de acesso aos módulos citados no item 1. Basta que os mesmos estejam devidamente cadastrados no sistema. (Obs.: Não precisam de ofício do diretor da unidade).

Obs.:

  • Docentes são cadastrados automaticamente no SIPEX todo início do mês
  • Os pesquisadores dos tipos Discentes de Pós-Graduação, Docentes Colaboradores, Pesquisadores Colaboradores e Pesquisadores PQ precisam ser cadastrados pelas respectivas unidades/departamentos (procurar pelas Secretarias de Graduação / Pós-Graduação)
    Todos os demais tipos de pesquisadores que não constam da relação acima não tem permissão de acesso ao sistema.