Orientações para uso do Sistema:


1 - Módulo de Consulta Pública:

Não necessita identificação e nem autorização.

     Consulta Busca Avançada:

A consulta pode ser feita por qualquer campo ou combinação de campos. Se houver mais de um campo preenchido/selecionado, o resultado da consulta será a lista dos documentos que apresentam TODOS os campos que foram requisitados.


A consulta não diferencia letras maiúsculas e minúsculas.

A acentuação não interfere na consulta.

Há duas possibilidades de consulta: por palavra(s) e/ou por uma frase. Para fazer uma consulta por palavra(s), basta digitá-la(s) separada(s) por espaço em branco. A consulta por frase é feita acrescentando aspas (") como delimitador da frase.


Por exemplo: uma consulta pelos campos:


Título : "Núcleo de Estudos"

Produtor/Autor : Nucleo Estudos


Traz os documentos cujo título contenha exatamente esta parte do título "Núcleo de Estudos" e o nome do produtor/autor contenha as palavras "Nucleo" e "Estudos".


Consulta por descritores:


Os descritores são palavras-chave que representam o conteúdo de um documento.

- Descritor temático: assuntos relacionados ao tema do documento.

- Descritor onomástico: nomes próprios relacionados ao documento.

- Descritor geográfico: locais relacionados ao documento.

- Descritor cronológico: datas relacionadas ao conteúdo do documento.


Após preenchimento dos campos , clicar no botão "Pesquisar" para realizar a Consulta desejada.


Resultado da Busca Avançada:

Com os dados informados na tela da Consulta, o sistema exibe a Lista de Resultado com Links que, ao clicar, direciona ao detalhamento da opção desejada.


2 - Consulta Acervos:

Após seleção do arquivo desejado, escolher o Fundo, clicar no botão "Pesquisar" e o sistema exibirá o Arranjo do Fundo selecionado.


3 - Consulta Simples:

- A Consulta Simples foi desenvolvida como ferramenta de consulta simplificada aos dados. A pesquisa será feita nos campos: Código de referência, Título, Data, História administrativa/Biográfica, Procedência, Âmbito e conteúdo, Local, Notas e Descritores (Onomásticos, Temáticos, Geográficos e Cronológicos).

- A consulta não diferencia letras maiúsculas e minúsculas.

- A acentuação interfere na consulta.


Após preenchimento dos campos , clicar no botão "Pesquisar" para realizar a Consulta desejada.


Resultado da Consulta Simples:

Com os dados informados na tela da Consulta Simples, o sistema exibe a Lista de Resultado com Links que, ao clicar, direciona ao detalhamento da opção desejada.


4 - Consulta Lista de Fundos:

Após seleção do arquivo desejado, clicar no botão "Pesquisar" e o sistema exibirá a Lista de Fundos do arquivo selecionado.


5 - Módulo de Acesso Restrito:

     Manutenção de Dados:

Permite o usuário autorizado a manter Dados do Sistema.


Navegação:

Se o usuário estiver identificado no sistema, ele pode navegar pelas telas que está autorizado. Esta navegação, bem como a confirmação de operações no sistema, é feita através de botões.



Preenchimento de campos:

Os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatórios.


Botões utilizados:


"Alterar": Desvia para a página onde deverão ser alterados os dados referentes ao item selecionado.


"Aqui":

Desvia para outra tela onde serão digitados argumentos de busca de informações no banco de dados.

"Avançar>>": Chama a próxima página. Deve ser utilizado quando uma operação possui uma seqüência de páginas para sua completude.


"Buscar":

Procura no banco de dados as informações referentes ao item selecionado.

"Cancelar": Cancela a operação da página, fecha a página corrente e volta para a tela Manutenção de Dados.


"Confirmar":Efetiva a operação da página, fecha a página corrente e volta para a página da aplicação que gerou a operação.


"Excluir": Desvia para a página onde serão apresentados os dados referentes ao item selecionado, para que seja confirmada a exclusão.


"Incluir":Desvia para a página onde deverão ser fornecidos os dados referentes ao assunto.


"Limpar": Limpa todos os campos digitados no formulário da tela.


"Sair":Cancela a operação da página, fecha a página corrente e finaliza o sistema.


"Voltar":Chama a página anterior. É utilizado em duas ocasiões:


1. Quando uma operação possui uma seqüência de páginas e é necessário voltar para a página anterior.

2. Numa página de mensagem para continuar trabalhando no sistema.


   © 1994 - 2016 - Centro de Computação - UNICAMP Todos os direitos reservados