Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notícias

Alessandra Gomes é a primeira mulher a dirigir o Centro de Estudos de Energia e Petróleo

Formada na Unicamp, a nova diretora é a primeira integrante da carreira de pesquisador na coordenação do Cepetro

Trinta anos depois de ingressar na Unicamp como aluna do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), a pesquisadora Alessandra Davolio Gomes assumiu nesta quinta-feira (2) a coordenação do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro), tornando-se a primeira mulher e a primeira pesquisadora da carreira de Pesquisador (PQ) a ocupar o cargo desde a criação do centro, em 1987.

Segundo Gomes, a nomeação representa um avanço para as mulheres e para os pesquisadores da Universidade. “Encaro essa responsabilidade menos como uma conquista pessoal e mais pelo que ela representa para todas as pesquisadoras e todos os pesquisadores desta universidade. É um reconhecimento da força, da capacidade e do espaço que nós, mulheres e pesquisadores de carreira, construímos e merecemos ocupar na ciência e na gestão universitária”, afirmou. A nova diretora associada da unidade é Vanessa Bizotto Guersoni, também pesquisadora.

A posse também marca a trajetória de uma profissional formada integralmente na Unicamp. Moradora de Barão Geraldo, Gomes ingressou na Universidade em 1996, como aluna do curso de Processamento de Dados do Cotil. Depois cursou graduação, mestrado e doutorado na instituição e, nos últimos seis anos, atuou como diretora associada do Cepetro. “Olhar para aquela jovem estudante de 1996 e me ver hoje aqui, prestes a liderar um centro de pesquisa tão importante da nossa instituição, é a prova viva do poder transformador desta universidade”, disse.

A nova coordenadora ressaltou que o fato de ser a primeira mulher a dirigir o centro não representa, por si só, um desafio. Doutora em Ciência e Engenharia de Petróleo e mestre em Matemática Aplicada, sua trajetória profissional a preparou para a nova função. “Ao longo da minha carreira na indústria do petróleo, muitas vezes eu era a única mulher na sala de reuniões. Isso me preparou para assumir essa responsabilidade.”

Em seu discurso de posse, Gomes destacou a dimensão alcançada pelo centro e os desafios para os próximos anos. “O setor energético passa por transformações profundas, e nossa meta é continuar fomentando a inovação, aproveitando o potencial gigantesco que a Unicamp tem para liderar as pesquisas que vão moldar o futuro do país.”

Ao dar posse à nova coordenadora, o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, afirmou que a trajetória de Gomes a credencia para conduzir a próxima etapa do Cepetro. “Seu histórico profissional, a experiência de 30 anos em pesquisa e a capacidade de liderança certamente darão continuidade a esse excelente projeto, ao mesmo tempo em que abrirão novas oportunidades para fortalecer ainda mais o centro”, afirmou.

Montagner ressaltou a importância histórica do Cepetro para a pesquisa brasileira e para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. “Desde sua criação, o centro consolidou uma trajetória marcada pela integração entre pesquisa, inovação e desenvolvimento, formando profissionais altamente qualificados e estabelecendo parcerias estratégicas com empresas, instituições de pesquisa e órgãos públicos”, destacou.

“Mais do que acompanhar as transformações do setor energético, o centro ajudou a antecipá-las”, afirmou. Para o reitor, os desafios relacionados à segurança energética, à sustentabilidade ambiental, às novas tecnologias e à transição energética reforçam o papel estratégico do Cepetro.

Para a coordenadora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), Raluca Savu, a posse representa um momento importante para o sistema de centros e núcleos da Universidade. Segundo ela, o Cepetro é um dos exemplos mais representativos da capacidade da Unicamp de integrar diferentes áreas do conhecimento para responder a desafios científicos e tecnológicos complexos.

Auditório com várias fileiras de assentos azuis ocupados por múltiplas pessoas vestindo roupas de cores variadas, com palco ao fundo onde se encontram pessoas sentadas à mesa, parede de fundo em tons de madeira clara com logotipo iluminado da CEPETRO em azul e branco, teto branco com iluminação de embutir, e estruturas de som e projeção distribuídas no ambiente.
Cerimônia de posse aconteceu nesta quinta-feira (2/7), no Auditório do Instituto de Geociências com a presença do reitor Paulo Cesar Montagner

Raluca lembrou que, nos últimos anos, o centro ampliou sua atuação para além da área tradicional de petróleo e gás, fortalecendo pesquisas em transição energética e consolidando novas parcerias nacionais e internacionais. “A mudança do nome para Centro de Estudos de Energia e Petróleo traduz essa ampliação de perspectiva e demonstra como o centro permanece atento às transformações do setor energético.”

Legado

Ao encerrar sua gestão, Marcelo Souza de Castro fez um balanço do período iniciado em 2020, em meio à pandemia de covid-19. Segundo ele, o Cepetro ampliou significativamente sua atuação, incorporando novas áreas de pesquisa sem abandonar sua reconhecida excelência na exploração e na produção de petróleo e gás.

Durante esse período, o centro passou de cerca de 300 pessoas envolvidas em projetos de pesquisa para aproximadamente 750, além de ter mais que dobrado o número de docentes participantes das iniciativas desenvolvidas. Atualmente, mantém uma carteira de mais de 100 projetos ativos, que envolvem 13 unidades da Unicamp e dezenas de empresas e instituições parceiras.

Castro atribuiu esse crescimento ao trabalho coletivo desenvolvido por pesquisadores, docentes, funcionários e parceiros institucionais. “Aprendi que liderar é caminhar junto, ouvir, aprender, apoiar e, principalmente, reconhecer que os resultados pertencem ao coletivo”, afirmou.

Ao transmitir o cargo, o pesquisador manifestou confiança na continuidade do trabalho. “Entrego a gestão a duas pesquisadoras em quem confio profundamente. Tenho certeza de que o Cepetro continuará crescendo e ampliando sua contribuição para a Universidade e para a sociedade.”

Ao refletir sobre a trajetória da instituição, Castro destacou que a Universidade se renova continuamente. “A universidade não foi construída. Ela está em construção, e espero que permaneça em construção eternamente.”

Foto de capa:

Quatro pessoas em pé alinhadas lado a lado diante de um painel azul-escuro com a inscrição "CEPETRO" e texto complementar em branco, estando a primeira pessoa à esquerda usando terno azul-marinho e óculos, a segunda pessoa usando terno branco de comprimento comprido, a terceira pessoa usando blusa azul sob jaqueta cinza e calça jeans clara, e a quarta pessoa à direita usando terno azul-marinho, todos posicionados em frente a um painel de parede horizontal em tons bege e cinza em um ambiente de interior.
A posse também marca a trajetória de Alessandra Gomes (ao centro de branco), formada integralmente na Unicamp
Ir para o topo